Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Educação financeira na disciplina de matemática no 9º ano do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Becher, Ednei Luis pt_BR
dc.contributor.author Silva, Bruna Vitória da pt_BR
dc.date.accessioned 2024-11-21T18:01:37Z
dc.date.available 2024-11-21T18:01:37Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1758 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo investigar a importância da Educação Financeira como tema transversal para estudantes e sua professora de Matemática com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental e averiguar a sua possível influência para a formação de cidadãos aptos a tomarem decisões financeiras coerentes, responsáveis e matematicamente fundamentadas. Como referencial teórico, foram utilizadas a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica. A investigação teve uma abordagem qualitativa com um viés exploratório, foi realizada através de um estudo de caso e consistiu na construção, na aplicação e na análise dos resultados de um questionário sobre a temática Educação Financeira. Os resultados encontrados indicam grande relação da Educação Financeira com aspectos sociais, reforçando a necessidade do professor de Matemática abordar essa temática de maneira crítica na Educação Básica. pt_BR
dc.description.abstract This work aimed to investigate the importance of Financial Education as a cross curricular theme for students and their mathematics teacher with a group of the 9th grade of elementary school and its possible influence on the formation of citizens capable of making coherent, responsible, and Mathematically grounded financial decisions. As a theoretical framework, Financial Education and Critical Mathematics Education were used. The investigation adopted a qualitative approach with an exploratory bias, employing a case study methodology and consisted of the construction, application and analysis of the results of a questionnaire on the subject of Financial Education. The results indicate a strong relationship between Financial Education and social aspects, reinforcing the need for Mathematics teachers to take advantage of this theme in a critical way in Basic Education. Keywords: Financial Education, Critical Mathematics Education, Mathematics Education, Elementary School. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.title Educação financeira na disciplina de matemática no 9º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891758.pdf 639.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account