dc.contributor.advisor |
Becher, Ednei Luis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Bruna Vitória da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-21T18:01:37Z |
|
dc.date.available |
2024-11-21T18:01:37Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1758 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo investigar a importância da Educação Financeira como tema transversal para estudantes e sua professora de Matemática com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental e averiguar a sua possível influência para a formação de cidadãos aptos a tomarem decisões financeiras coerentes, responsáveis e matematicamente fundamentadas. Como referencial teórico, foram utilizadas a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica. A investigação teve uma abordagem qualitativa com um viés exploratório, foi realizada através de um estudo de caso e consistiu na construção, na aplicação e na análise dos resultados de um questionário sobre a temática Educação Financeira. Os resultados encontrados indicam grande relação da Educação Financeira com aspectos sociais, reforçando a necessidade do professor de Matemática abordar essa temática de maneira crítica na Educação Básica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work aimed to investigate the importance of Financial Education as a cross curricular theme for students and their mathematics teacher with a group of the 9th grade of elementary school and its possible influence on the formation of citizens capable of making coherent, responsible, and Mathematically grounded financial decisions. As a theoretical framework, Financial Education and Critical Mathematics Education were used. The investigation adopted a qualitative approach with an exploratory bias, employing a case study methodology and consisted of the construction, application and analysis of the results of a questionnaire on the subject of Financial Education. The results indicate a strong relationship between Financial Education and social aspects, reinforcing the need for Mathematics teachers to take advantage of this theme in a critical way in Basic Education.
Keywords: Financial Education, Critical Mathematics Education, Mathematics Education, Elementary School. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira na disciplina de matemática no 9º ano do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |