dc.contributor.advisor |
Zonin, Carina Dartora |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ronsoni, Leda Maria Gempka |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-19T19:02:03Z |
|
dc.date.available |
2024-11-19T19:02:03Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1750 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Frente à toada engajada do Movimento Tropicalista Brasileiro, este artigo se propõe analisar o disco-manifesto, roupas e canções, recaindo sobre o mosaico de cores o interesse analítico da nota protestante. Em uma ponta, retalhos composicionais, de outra, a vestimenta, que coloriu o movimento em notas de protesto, alinhavando o diálogo que o tom das cores promove, no contexto do movimento vanguardista. Através de um apanhado bibliográfico, a partir de um corpus representativo, composto por canções e pela vestimenta tropicalista, esta pesquisa se ocupará da trama teórico-analítica, cuja relevância recai no estreitamento do diálogo entre as áreas do conhecimento, moda e canção, consideradas, aqui, como campos promotores da contracultura. Para tanto, pelo viés do sentido, os princípios de Gilles Lipovetsky (2009), em O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas, e as reflexões fundadoras do movimento musical de Caetano Veloso (2008), através de Verdade Tropical, contribuirão para o estreitamento dialógico moda-canção. Como ponto de chegada, esta investigação encontrará nos diferentes tons das palavras e dos tecidos, o revestimento do dizer que os fios discursivos vão entremeando, revelando a cor-rebeldia, a cor-refúgio, a cor-dor, insubmissão e voz, a cor que fala ‘na’ e ‘pela’ ramificação colorida da discursividade-manifesto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Faced with the committed tone of the Brazilian Tropicalist Movement, this article
aims to analyze the manifesto disc, clothes and songs, falling on the mosaic of colors the
analytical interest of the Protestant note. At one end, compositional flaps, on the other, the
garment, which colored the movement in protest notes, aligning the dialogue that the color
tone promotes in the context of the avant-garde movement. Through a bibliographic overview,
from a representative corpus, composed of songs and tropicalist clothing, this research will
deal with the theoretical-analytical plot, whose relevance lies in the narrowing of the dialogue
between the areas of knowledge, fashion and song, considered, here as fields promoting
counterculture. To this end, through the bias of meaning, the principles of Gilles Lipovetsky
(2009), in O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas, and the
founding reflections of musical movement Caetano Veloso (2008), through Verdade Tropical,
will contribute to the dialogic narrowing fashion-song. As a point of arrival, this investigation
will find in the different tones of words and tissues, the coating of saying that the discursive
threads are intermingling, revealing the color of rebellion, the color of refuge, the color,
insubmission and voice, the color. which speaks 'in' and 'by' the colorful branch of manifest
discursiveness. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Moda |
pt_BR |
dc.title |
Entre cores e letras, roupas e canções, entremeado tom de protesto do movimento tropicalista brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Design de Moda |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Erechim |
pt_BR |