dc.contributor.advisor |
Pereira, Eliana Beatriz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Couto, Éverton Quadros do |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-11T15:26:05Z |
|
dc.date.available |
2024-11-11T15:26:05Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1699 |
|
dc.description.abstract |
Nas últimas décadas o empreendedorismo está consolidou-se como a principal atividade para o desenvolvimento socioeconômico nos EUA, nos países Europeus e mais recentemente no Brasil. O empreendedorismo também é importante pois a sua prática desenvolve importantes competências individuais através do seu aprendizado e das experiências adquiridas, tais como, a autoeficácia, a liderança, a motivação, a iniciativa, o trabalho em equipe, entre outras. Na atualidade, os estudos acerca desses tópicos estão voltados para o empreendedorismo dinâmico ou experiencial, que nada mais é que o ensino através de métodos dinâmicos — imprevisíveis e repetitivos — e práticos, utilizando como base do conhecimento, a experiência através da tentativa, do erro e do exemplo, e para tal, possuem como alvo, o desenvolvimento de competências individuais específicas. A capacidade de mapear estas características através da teoria social cognitiva pela interação do usuário com o ambiente pode permitir que novos estudos sejam conduzidos acerca de novas formas de ensinar empreendedorismo, uma vez que o desenvolvimento destas competências também são indispensáveis para os professores. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta auxiliar no mapeamento do perfil empreendedor individual, favorecendo de forma dinâmica, facilitada e rápida, a coleta, análise e armazenamento dos dados. Para o desenvolvimento do conteúdo e revisão de literatura deste trabalho foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e foram pesquisados trabalhos levando em consideração o conteúdo, a data de publicação, a relevância dos autores e o tema escolhido. Os principais resultados obtidos até o momento
apontam para a influência das competências na intenção do empreendedor, da mesma forma, estudos preliminares apontam para a importância do mapeamento destas característicos como forma de desenvolver ações específicas e efetivas na educação empreendedora experiencial. Além disso, novos modelos pedagógicos, voltados para empreendedores que desejam
qualificar-se fora do meio acadêmico estão sendo desenvolvidos, estes paradigmas utilizam aspectos da educação experiencial e para tal necessitam de ações direcionadas às necessidades profissionais dos indivíduos. Outro ponto importante é a correlação entre a intenção do
empreendedor e as competências, que estão diretamente ligadas a percepção do indivíduo a respeito de suas próprias capacidades. |
en_US |
dc.description.abstract |
In recent decades, entrepreneurship has been consolidated as the main activity for socioeconomic evelopment in the USA, in European countries and more recently in Brazil. Entrepreneurship is also important because their practice develops important individual skills through their learning and acquired experiences, such as self-efficacy, leadership, motivation, initiative, teamwork, among others. At present, the studies on these topics are oriented to dynamic or experiential entrepreneurship, which is nothing more than teaching through dynamic methods - unpredictable and repetitive - and practical, using as a basis of
knowledge, experience through trial and error and example, and to that end, target the development of specific individual skills. The ability to map these characteristics in the social
cognitive theory by user environment interaction may allow new studies to be conducted on new ways of teaching entrepreneurship, since the development of these skills are also
indispensable for teachers. The objective of this work is to develop an auxiliary tool in the mapping of the individual entrepreneur profile, favoring data collection, analysis and storage in a dynamic, easy and fast way. For the content development and literature review of this work was used the method of bibliographical research and research was carried out taking
into consideration the content, the date of publication, the relevance of the authors and the chosen theme. The main results obtained so far point to the influence of competencies on the entrepreneur 's intention, in the same way, preliminary studies point to the importance of mapping these characteristics as a way to develop specific and effective actions in
experiential entrepreneurial education. In addition, new pedagogical models, aimed at entrepreneurs who wish to qualify outside the academic environment are being developed,
these paradigms use aspects of experiential education and for that they need actions directed to the professional needs of individuals. Another important point is the correlation between entrepreneurial behavior and competencies, which are directly linked to the individual's
perception of their own abilities. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação experiencial |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria social cognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Simulador |
pt_BR |
dc.subject |
Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
pt_BR |
dc.title |
SEMPRE : simulador experencial para mapeamento das prodiciências empreendedoras |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Restinga |
pt_BR |