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Definição de parâmetros de projeto de uma suspensão para um veículo off-road BAJA

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dc.contributor.advisor Kulman, Cristiano pt_BR
dc.contributor.author Meinke, Mikhaél Braga pt_BR
dc.date.accessioned 2024-11-05T20:38:54Z
dc.date.available 2024-11-05T20:38:54Z
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1682 pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho tem como principal objetivo definir parâmetros de rigidez e amortecimento para a suspensão do veículo off-road BAJA. Para a definição da rigidez da mola presente na suspensão, utilizou-se como base uma frequência natural, com presença de amortecimento, da massa suspensa de 0,8 Hz, conforme recomendação mencionada no trabalho. Além disso, o fator de amortecimento escolhido foi de 0,4, conforme a recomendação de bibliografias mencionadas. Esse fator foi utilizado para encontrar o coeficiente de amortecimento para o amortecedor que deve estar presente na suspensão. Após a definição dos parâmetros mencionados, foi feita uma análise dos vários graus de liberdade, tanto para o modelo quarto de carro, quanto para o modelo meio carro. Os parâmetros definidos apresentaram bom desempenho com base nos gráficos mostrados, entretanto, a solução de compromisso teve como consequência uma grande deflexão estática. pt_BR
dc.description.abstract The main objective of this work is to define stiffness and damping parameters for the suspension of the BAJA off-road vehicle. To define the stiffness of the spring present in the suspension, a natural frequency, with the presence of damping, of the suspended mass of 0.8 Hz was used as a basis, as recommended in the work. In addition, the damping ratio chosen was 0.4, as recommended by the mentioned bibliographies. This ratio was used to find the damping coefficient for the damper that must be present in the suspension. After defining the mentioned parameters, an analysis of the various degrees of freedom was made, both for the quarter-car model and for the half-car model. The defined parameters performed well based on the graphs shown, however, the compromise solution resulted in a large static deflection. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Automóveis pt_BR
dc.title Definição de parâmetros de projeto de uma suspensão para um veículo off-road BAJA pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR
dc.degree.department Engenharia Mecânica pt_BR


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