dc.contributor.advisor |
Kulman, Cristiano |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Nascimento, Roger da Luz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-05T13:52:48Z |
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dc.date.available |
2024-11-05T13:52:48Z |
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dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1670 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho objetivou dimensionar um sistema de freios para um veículo fora de estrada (off-road) Baja SAE, Sociedade dos engenheiros automotivos (Society of Automotive Engineers). Para a realização do trabalho, teve-se como inspiração analisar os parâmetros do protótipo Ibirubaja, denominação dada pela equipe do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Ibirubá, tendo em vista que o sistema de freios da equipe é recente e necessita de melhorias. A equipe iniciou os estudos em meados de 2019, mas ainda não participou de competições. Sabe-se, por meio de relatos dos integrantes da equipe, que o sistema de freios apresentou diversos problemas, sendo os mesmos ainda não solucionados. O sistema de freios adotado segue as normas das competições, sendo eficiente, ergonômico e proporciona a segurança adequada para o motorista. Somado a isso, segue os parâmetros estabelecidos pela equipe, tendo em vista que alguns componentes serão os mesmos para as próximas competições. Sabendo que os próximos modelos do protótipo serão aperfeiçoados, buscando sempre a melhor eficiência e redução de peso, foi desenvolvido o dimensionamento nominal por intermédio, mediante de ferramentas de programação para facilitar a visualização e utilização, sendo os mesmos podendo ser utilizados com outros parâmetros em futuros trabalhos, utilizando este como possível referência. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work aimed to design a brake system for an off-road vehicle baja SAE,
Society of Automotive Engineers. To carry out the work, it was inspired to analyze the
parameters of the Ibirubaja prototype, a name given by the team of the Federal Institute of Rio
Grande do Sul, Ibirubá campus, considering that the team's brake system is recent and needs
improvement. The team started studies in 2019, but has not yet participated in competitions,
however, through reports from the team, the brake system presented several problems, which
have not yet been identified. The braking system adopted follows competition rules, being
efficient, ergonomic and providing adequate safety for the driver. In addition, it follows the
parameters established by the team, considering that some components will be the same for the
next competitions. Knowing that the next prototype models will be improved, always seeking
the best efficiency and weight reduction, the nominal dimensioning was developed through
programming tools to facilitate the visualization and use, and they can be used with other
parameters in future works, using this as a possible reference. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Automóveis |
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dc.title |
Dimensionamento de um sistema de freio para um veículo off-road |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
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dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
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dc.degree.date |
2022 |
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dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
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dc.degree.department |
Engenharia Mecânica |
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