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Estudo exploratório de representações da física quântica em professores de ciências nos anos finais do ensino fundamental

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dc.contributor.advisor Debom, Camila Riegel pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Renata Silveira Moreira pt_BR
dc.date.accessioned 2024-10-17T22:37:38Z pt_BR
dc.date.available 2024-10-17T22:37:38Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1647 pt_BR
dc.description.abstract Muitos adeptos às teorias pseudocientíficas divulgam desverdades e utilizam termos da Física Quântica para justificar argumentos infundados que, na maioria das vezes, apelam às emoções e propagam discursos propositalmente formulados para contradizer consensos científicos universais. Nesta pesquisa exploratória, buscou-se investigar possíveis representações da Física Quântica em um grupo de professores de Ciências que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas situadas na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Normalmente, é nesta etapa de ensino que ocorre o primeiro contato do indivíduo com o formalismo científico. Em vista disso, espera-se que o ensino de Ciências propicie aos sujeitos um entendimento mínimo sobre conceitos científicos e suas aplicações, de modo que o indivíduo seja capaz de avaliar e diferenciar informações científicas e pseudocientíficas. Para coleta dos dados, desenvolveu-se um questionário com o intuito de mapear possíveis distorções da Física Quântica que são amplamente difundidas, principalmente na internet, e se essas alegações podem interferir na prática educativa. Após análise de discurso, foram identificados possíveis indícios relacionados às confusões atribuídas aos termos da Física Quântica, indicando uma certa falta de domínio de linguagens específicas. pt_BR
dc.description.abstract Many supporters of pseudoscientific theories spread untruths and use terms from Quantum Physics to justify unfounded arguments that, in most cases, appeal to emotions and propagate discourses purposely formulated to contradict universal scientific consensus. In this exploratory research, we sought to investigate possible representations of Quantum Physics in a group of Science teachers who work in the Final Years of Elementary School in schools located in the city of Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Normally, it is at this teaching stage that the individual's first contact with scientific formalism occurs. In view of this, it is expected that the teaching of Science provides subjects with a minimum understanding of scientific concepts and their applications, so that the individual is able to evaluate and differentiate between scientific and pseudoscientific information. For data collection, a questionnaire was developed with the aim of mapping possible distortions of Quantum Physics that are widely disseminated, especially on the internet, and whether these claims can interfere with educational practice. After discourse analysis, possible indications related to the confusions attributed to the terms of Quantum Physics were identified, indicating a certain lack of mastery of specific languages. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Física quântica pt_BR
dc.subject Estudo exploratório pt_BR
dc.title Estudo exploratório de representações da física quântica em professores de ciências nos anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Física pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


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