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Roteiros possíveis: experiência estética e educação integral na educação profissional e tecnológica

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Title: Roteiros possíveis: experiência estética e educação integral na educação profissional e tecnológica
Author: Cagliari, Angela Zanotelli
Abstract: Ao propor aproximações entre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e os processos museológicos, esta pesquisa almeja compreender e desenvolver possibilidades de experiências estéticas no espaço tempo da EPT ao criar, avaliar e testar um produto educacional (PE) desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). As inquietações da investigação têm em seu horizonte compreender a concepção de educação integral e a importância da experiência estética enquanto parte da formação integral de sujeitos no contexto da EPT, partindo de referenciais teóricos freireanos aliados à concepção de experiência de Larrosa (2002, 2018). De natureza qualitativa e exploratória, a pesquisa é um estudo de caso do campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que busca estudar o uso dos espaços tempos escolares para subsidiar o desenvolvimento um produto educacional. Em formato de guia, o PE é um material textual chamado ?Roteiros Possíveis: criando exposições no espaço de Educação Profissional e Tecnológica? que tem como objetivo possibilitar experiências estéticas no referido contexto, partindo do pressuposto que a estética é parte essencial para a formação humana integral. O PE foi avaliado por museólogos e educadores através de questionário aberto com perguntas elaboradas com base nos três eixos propostos por Kaplún (2003) para a criação de materiais didáticos: eixos pedagógico, conceitual e comunicacional. A pesquisa contou também com a experimentação do PE em aula, resultando em duas exposições que verificaram na prática a importância do uso de recursos museológicos como propositores de novas experiências no contexto estudado.By proposing approximations between Professional and Technological Education (PTE) and museum processes, this research aims to understand and develop possibilities of aesthetic experiences in the PTE space while creating, evaluating and testing an educational product (EP) developed in the Professional Master in Professional Education and Technological (ProfEPT). The research concerns to understand the conception of integral education and the importance of the aesthetic experience as part of the integral formation of subjects in the context of the PTE, starting from Freire's theoretical references allied to Larrosa's conception of experience (2002, 2018). Qualitative and exploratory, the research is a case study of the Porto Alegre campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS), which seeks to study the use of school space to support the development of an educational product. In a guide format, the EP is a textual material called “Possible Itineraries: Creating exhibitions in the PTE space” that aims to enable aesthetic experiences in the mentioned context, assuming that aesthetics is an essential part of integral human formation. The EP was evaluated by museologists and educators through an open questionnaire with questions elaborated based on the three axes proposed by Kaplún (2003) for the creation of didactic materials: pedagogical, conceptual and communicational axes. The research also counted on the experimentation of the EP in class, resulting in two exhibitions that verified in practice the importance of the use of museum resources as proposers of new experiences in the studied context.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/161


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