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O uso de tecnologia por professores de Estância Velha e seu impacto na gestão escolar

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Title: O uso de tecnologia por professores de Estância Velha e seu impacto na gestão escolar
Author: Petry, Eder Alex
Abstract: O uso das tecnologias de informação e comunicação pelos professores em instituições de ensino ainda hoje é muito menor do que o uso percebido por outros profissionais em organizações empresariais de outros ramos. Neste sentido, este trabalho busca avaliar o uso de tecnologia e o seu impacto na gestão escolar no município de Estância Velha. Os procedimentos metodológicos seguidos neste estudo basearam-se nos pressupostos das pesquisas quantitativa e descritiva, onde inicialmente o tema foi amplamente estudado para posteriormente serem formulados dois questionários fechados, os quais foram aplicados aos professores e gestores do município alvo, garantindo-se uma amostra com nível de confiança mínimo de 95%. Os dados obtidos através dos questionários foram analisados de forma descritiva e estatística, sendo os principais métodos estatísticos utilizados Anova e Qui-quadrado. A análise dos dados obtidos permitiu identificar alguns fatores que levam os professores a não se sentirem motivados a utilizarem de maneira mais ampla os equipamentos eletrônicos e seus recursos em suas atividades administrativas. Entre os fatores identificados, citam-se a falta de formação continuada e problemas nas condições dos equipamentos. A conclusão aponta para uma perceptível falta de incentivo por parte dos gestores no sentido de estimularem os professores a realizarem cursos de formação continuada na área de informática.The use of information and communication technologies in carrying out administrative tasks by teachers in educational institutions today is much lower than the perceived in other business organizations. Thus, this work aims to evaluate the use of technology and its impact on school management in Estancia Velha municipality. The methodological procedures used in this study were based on the assumptions of quantitative and descriptive research, where initially the subject has been widely studied for later formulated two closed questionnaires, which were applied to teachers and managers of the target municipality, ensuring a sample level minimum 95% confidence. The data obtained from the questionnaires were analyzed in a descriptive and statistical form and the main statistical methods used so-called ANOVA and Chi-squared test. The data analysis allowed identifying some factors that lead teachers do not feel motivated to use more broadly electronic equipment and their resources in their administrative activities. Among the identified factors was the lack of continuing education and equipment technical problems. The conclusion points to a perceived lack of incentive on the part of managers to stimulate teachers to undertake continuing education in computer science.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/160
Date: 2016


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