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O presente trabalho objetiva analisar a relação entre o conhecimento do
consumidor sobre economia circular e sua intenção de compras de roupas em brechós na cidade de Canoas-RS. Para tal, foi realizado um estudo de casos múltiplos de caráter qualitativo, sendo aplicado, junto aos consumidores de brechós, um questionário, a fim de identificar suas principais motivações para a compra. Outro questionário foi aplicado com representantes da Prefeitura de Canoas para identificar alternativas para lidar com a geração de resíduos, enquanto, para os proprietários de
brechós, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar sua percepção acerca da sustentabilidade e economia circular. A análise dos dados evidenciou que o consumidor de brechós em Canoas-RS é fortemente influenciado por aspectos relacionados à sustentabilidade e à economia circular, sendo estes os grandes motivadores para a compra em brechós, assim como a economia e o gosto pessoal. Também foi possível identificar que o consumidor de brechós procura tomar atitudes conscientes, reduzindo a geração de lixo, contribuindo com a sustentabilidade e economia circular. Com relação aos proprietários de brechós, pode-se evidenciar a motivação para abrir o negócio estava, inicialmente, voltada à geração de renda,
sendo o tema sustentabilidade incorporado com o tempo. Os dados obtidos junto à Prefeitura Municipal sugerem a preocupação ambiental em virtude dos eco pontos para descarte criados, além do Projeto de lei para qualificação dos grandes geradores, com um sistema de gestão de resíduos de todas as pessoas jurídicas da cidade. |
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