dc.contributor.advisor |
Uggioni, Bruno Brogni |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rosa, Jeniffer Karoline Medeiros |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-09-13T21:04:23Z |
|
dc.date.available |
2024-09-13T21:04:23Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1493 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho buscou entender o que pode fazer a matemática ser uma vilã para os alunos e como é possível evitar sentimentos negativos em relação à matemática. Foi feita uma revisão bibliográfica que trouxe estudos sobre a “ansiedade à matemática” que, em linhas gerais, seria quando a matemática causa desconfortos nos estudantes. Buscou-se pesquisar possíveis causas de tais desconfortos, bem como as consequências que a ansiedade matemática pode trazer. Ao entender esse fenômeno e como ele pode afetar a vida dos estudantes, pesquisaram-se ferramentas para a reversão da ansiedade matemática. Foi feita uma pesquisa de campo com alunos do ensino fundamental em uma escola de Canoas. Uma entrevista com três alunos buscou entender quais as perspectivas dos mesmos em relação à matemática. Como resultado, viu-se que sentimentos negativos podem surgir de diversos fatores como, por exemplo, quando a matemática é apresentada de maneira muito abstrata. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Os sentimentos e (des)motivações de estudantes do ensino fundamental para com a disciplina de matemática |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Canoas |
pt_BR |