Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Os sentimentos e (des)motivações de estudantes do ensino fundamental para com a disciplina de matemática

Show simple item record

dc.contributor.advisor Uggioni, Bruno Brogni pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Jeniffer Karoline Medeiros pt_BR
dc.date.accessioned 2024-09-13T21:04:23Z
dc.date.available 2024-09-13T21:04:23Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1493
dc.description.abstract O presente trabalho buscou entender o que pode fazer a matemática ser uma vilã para os alunos e como é possível evitar sentimentos negativos em relação à matemática. Foi feita uma revisão bibliográfica que trouxe estudos sobre a “ansiedade à matemática” que, em linhas gerais, seria quando a matemática causa desconfortos nos estudantes. Buscou-se pesquisar possíveis causas de tais desconfortos, bem como as consequências que a ansiedade matemática pode trazer. Ao entender esse fenômeno e como ele pode afetar a vida dos estudantes, pesquisaram-se ferramentas para a reversão da ansiedade matemática. Foi feita uma pesquisa de campo com alunos do ensino fundamental em uma escola de Canoas. Uma entrevista com três alunos buscou entender quais as perspectivas dos mesmos em relação à matemática. Como resultado, viu-se que sentimentos negativos podem surgir de diversos fatores como, por exemplo, quando a matemática é apresentada de maneira muito abstrata. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Matemática - estudo e ensino pt_BR
dc.title Os sentimentos e (des)motivações de estudantes do ensino fundamental para com a disciplina de matemática pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Canoas, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Canoas pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891493.pdf 2.028Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account