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Modal hidroviário no Brasil de 2017 a 2022 : vantagens e desvantagens em sua utilização

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dc.contributor.advisor Brand, Fabiane Cristina pt_BR
dc.contributor.author Pessali, Elisete De Toni pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-30T18:55:35Z
dc.date.available 2024-08-30T18:55:35Z
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1443
dc.description.abstract No Brasil, o modal hidroviário ainda é pouco explorado, mesmo com um grande potencial de desenvolvimento. Segundo a Confederação Nacional do Transporte - CNT (2019), somente um terço da capacidade do transporte hidroviário do país é utilizada, ou seja, apenas 19,5 mil quilômetros de um total de 63 mil quilômetros. Mesmo com essa baixa utilização, o volume de cargas transportadas pelo modal cresceu 34,8% entre 2010 e 2018, passando de 75,3 milhões de toneladas para cerca de 101,5 milhões de toneladas. De acordo com dados da CNT (2019), o modal aquaviário apresenta utilização de 13,6% dentro da matriz de transportes. Conforme o Ministério da Infraestrutura (2021), o uso da navegação para transportar cargas, no Brasil, aumentou consideravelmente no ano de 2019 em relação a 2018. A partir desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama de vantagens e desvantagens do modal hidroviário no Brasil, considerando-se o período entre 2017 a 2022. O estudo justifica-se por ser o modal hidroviário o terceiro mais utilizado e com potencial a ser explorado. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, com o uso da técnica de Revisão Sistemática da Literatura, onde foram analisados dados coletados em artigos sobre o tema do estudo – Modal de Transporte hidroviário no Brasil. Como resultados, identificou-se que o modal hidroviário é potencial, e mostra-se como uma alternativa para a logística comercial e industrial, tanto na modalidade quanto na intermodalidade, por transportar grandes volume de carga a longa distancias, ter baixo custo e ser menos poluente. Também identificou-se a necessidade de investimentos infraestrutura a fim de melhoras as condições de navegabilidade. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR]
dc.rights Open Access en
dc.subject Administração pt_BR]
dc.subject Logística empresarial pt_BR]
dc.title Modal hidroviário no Brasil de 2017 a 2022 : vantagens e desvantagens em sua utilização pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Tecnologia em Logística pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


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