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Sistema de coleta e processamento de frequência para pagamento dos auxílios estudantis

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dc.contributor.advisor Nascimento, Gleison Samuel do pt_BR
dc.contributor.author Cavalheiro, Adriano Prado pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-21T22:17:59Z
dc.date.available 2024-08-21T22:17:59Z
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1365 pt_BR
dc.description.abstract Devido a importância do programa de assistência estudantil, que visa a manutenção de estudantes de baixa renda nas instituições de ensino, através do pagamento de auxílios. Sendo a frequência dos beneficiários nas aulas, requisito indispensável para o recebimento do auxílio cabe aos setores de assistência estudantil de cada câmpus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul executar este controle mensalmente, a fim de enviar o relatório contendo os estudantes beneficiários do programa aptos ao recebimento do auxílio no mês referência, para o setor financeiro. Portanto, a proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema de informação para automatizar a coleta e processamento das frequências dos estudantes beneficiários dos auxílios estudantis. O objetivo é desonerar os servidores, que atuam de forma manual no processamento dessas informações, além da mitigação de riscos e redução do tempo empreendido na tarefa. Como estudo de caso para o desenvolvimento do sistema de informação, foi mapeado o processo de pagamentos de auxílios estudantis, realizado no setor de Assistência Estudantil do IFRS - Campus Restinga, sendo implementada a automação a partir deste processo de trabalho. O levantamento de requisitos do sistema contou com entrevistas, questionários e teleconferência com servidores da assistência estudantil. A partir das informações obtidas foi possível elaborar: diagrama de casos de uso, descrição detalhada dos casos de uso, diagrama de classe, diagrama entidade relacionamento e prototipagem de telas, que por sua vez geraram os artefatos necessários para estruturação do sistema. A fase de desenvolvimento teve início após consulta de viabilidade para implantação do sistema, junto ao setor de Tecnologia da Informação do IFRS - Campus Restinga. Com a consulta, foi possível realizar a definição das tecnologias com base naquilo que já é utilizado pelo setor. Optou- se então pelo desenvolvimento com a linguagem de programação PHP, servidor de aplicação Apache e banco de dados MySQL. A fim de agregar eficiência ao desenvolvimento foram utilizados os frameworks Laravel e Bootstrap. Testes com os usuários do setor de assistência estudantil foram realizados com o propósito de rastrear eventuais erros e identificar possíveis melhorias com base na experiência dos usuários, antes do lançamento do sistema em produção. Todos estes fatores foram importantes para a avaliação e conclusão deste estudo. pt_BR
dc.description.abstract Due to the importance of the student assistance program, which aims to maintain low-income students in educational institutions, through the payment of subsidies. Since the frequency of beneficiaries in classes, an indispensable requirement for receiving the aid is up to the student assistance sectors of each campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul to perform this control monthly, to send the report containing the students who are eligible for the program eligible to receive the aid in the reference month for the financial sector. Therefore, the purpose of this work is the development of an information system, to automate the collection and processing of the frequencies of students receiving student aid. The goal is too exonerative the servers, which act manually in the processing of this information, in addition to mitigating risks and reducing the time spent on the task. As a case study for the development of the information system, the process of student aid payments was mapped, carried out in the Student Assistance sector of IFRS - Restinga Campus, and automation was implemented from this work process. The system requirements survey included interviews, questionnaires and teleconferencing with student assistance servers. From the information obtained it was possible to elaborate use case diagram, detailed description of use cases, class diagram, entity relationship diagram and screen prototyping, which in turn generated the artifacts necessary for structuring the system. The development phase began after feasibility consultation for the implementation of the system, with the Information Technology sector of IFRS - Restinga Campus. With the consultation, it was possible to make the definition of technologies based on what is already used by the sector. It was then decided to develop with the programming language PHP, Apache application server and MySQL as database. In order to add efficiency to the development, Laravel and Bootstrap frameworks were used. Testing with users in the student assistance sector was conducted to track for possible errors and identify possible improvements based on user experience prior to the release of the system in production. All these factors were important for the evaluation and conclusion of this study en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Sistemas de informação pt_BR
dc.title Sistema de coleta e processamento de frequência para pagamento dos auxílios estudantis pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pt_BR
dc.degree.department Campus Restinga pt_BR


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