Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A abordagem da matemática financeira no novo ensino médio gaúcho

Show simple item record

dc.contributor.advisor Giacomini, Mônica pt_BR
dc.contributor.author Dellay, Amanda Tirloni pt_BR
dc.date.accessioned 2024-07-10T22:45:12Z
dc.date.available 2024-07-10T22:45:12Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1255
dc.description.abstract O presente artigo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que busca analisar o novo Ensino Médio Gaúcho e entender a partir da temática Educação Financeira do Itinerário Formativo Matemática e suas Tecnologias, como a Matemática Financeira está sendo abordada. Para compreender essa abordagem e entender como o novo Ensino Médio está estruturado, o foco principal foi a leitura, estudo e análise da Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho, juntamente com outros artigos, dissertações e livros que complementam o tema. Diante disso, observou-se que na proposta do novo Ensino Médio Gaúcho o currículo é dividido em dois blocos, sendo o primeiro composto pela Formação Geral Básica, que apresenta os componentes curriculares obrigatórios, e o segundo bloco são os Itinerários Formativos, que apresentam a flexibilização curricular. Segundo o Referencial Curricular Gaúcho, a temática Educação Financeira apresenta três trilhas de aprofundamento curricular: Educação Financeira e Linguagens Aplicadas, Educação Financeira e Desenvolvimento Sustentável e Educação Financeira e Relações Sociais. Todas as trilhas trazem a Matemática Financeira como um componente curricular com três períodos de aula semanais. Destaca-se a relevância da Matemática Financeira, pois possibilita aos estudantes se habituar e aplicar, nos mais diversos contextos, cálculos como taxas, juros, porcentagens, dentre outros, tornando-se fundamental para a construção da Educação Financeira, permitindo a eles aprenderem a administrar seus ganhos de forma consciente, gerando confiança e autonomia para calcular seus gastos e fazer investimentos. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática (Ensino médio) pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.title A abordagem da matemática financeira no novo ensino médio gaúcho pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891255.pdf 419.3Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account