Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O curso de Matemática - Licenciatura do IFRS - Campus Ibirubá e os possíveis impactos da pandemia da COVID-19

Show simple item record

dc.contributor.advisor De Mamann, Ângela Teresinha Woschinski pt_BR
dc.contributor.author Silva, Géssica da pt_BR
dc.date.accessioned 2024-07-09T23:36:21Z pt_BR
dc.date.available 2024-07-09T23:36:21Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1249 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca analisar o fluxo de entrada e saída de estudantes do curso de Matemática – Licenciatura no IFRS – Campus Ibirubá durante a pandemia da COVID-19. Em busca da rotatividade acadêmica, coletou-se na Plataforma Nilo Peçanha indicadores que descrevem o número de alunos ingressantes, o número de matrículas realizadas, o número de alunos que concluem o curso e o número de alunos que evadem durante o ano letivo. Para uma análise mais específica separou- se os dados em seus respectivos anos e através da montagem de gráficos pode-se fazer observações pertinentes a cada cenário. Devido ao tempo limitado para execução de um trabalho mais aprofundado, não foram analisadas as potenciais causas da evasão dos alunos, mas sabe-se das inúmeras dificuldades que podem ter influenciado os estudantes na desistência do curso. Dentre essas dificuldades vivenciadas pode-se citar, algumas mais evidenciadas com a pandemia, como a carência ao acesso à internet de qualidade, a falta de dispositivos eletrônicos com acesso à internet, a falta de autonomia de estudo, as dificuldades de compreensão e manuseio das plataformas virtuais utilizadas para as aulas e além disso, a adaptação aos ambientes físicos de estudo que na maioria das vezes foram improvisados. Acredita-se que a pandemia tenha influenciado no declínio do ingresso de estudantes no curso, porém esta não é a única causa. Vê-se no país ao longo dos anos a desvalorização dos profissionais da educação, o que tem efeito negativo no incentivo a formação de novos profissionais. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Evasão universitária pt_BR
dc.subject Licenciatura pt_BR
dc.title O curso de Matemática - Licenciatura do IFRS - Campus Ibirubá e os possíveis impactos da pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891249.pdf 252.1Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account