Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O ensino de matemática pelo YouTube: princípios e recursos metodológicos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gama, Rodrigo Farias pt_BR
dc.contributor.author Lara, Cristiane Rebouças de pt_BR
dc.date.accessioned 2024-07-09T21:26:27Z pt_BR
dc.date.available 2024-07-09T21:26:27Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1246 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que objetiva analisar canais de youtubers brasileiros relacionados ao ensino da matemática, verificando os princípios metodológicos empregados e buscando compreender de que forma esses recursos facilitam a aprendizagem matemática. Para tanto, pesquisou-se, a partir da leitura de artigos, livros e sites de internet, os principais recursos metodológicos comumente empregados na produção de videoaulas. Na sequência, identificou-se o vídeo mais visualizado dos cinco canais de YouTube dedicados ao ensino de matemática com maior número de inscritos. Procurou-se relacionar e compreender de que forma esses artifícios metodológicos, tais como roteiro, linguagem, som e imagem, tempo de duração, ludicidade, corpo, etc, facilitam a aprendizagem matemática. Por fim, verificou-se que, embora sejam muitos os princípios metodológicos presentes nos vídeos analisados, há outros recursos que poderiam ser melhor explorados por seus criadores para tornar o processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Youtube (Recurso eletrônico) pt_BR
dc.subject Videoaula pt_BR
dc.title O ensino de matemática pelo YouTube: princípios e recursos metodológicos pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891246.pdf 215.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account