Abstract:
|
Muitos dos trabalhos que compõem esta obra envolvem resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que demarcam a importância do apoio institucional para preservação e disseminação da memória. A concepção e ação de núcleos ou centros de memória, especialmente instituídos para esse fim, possibilitaram expandir essa preocupação com o passado das instituições de EPT e suas comunidades. Ao leitor, é possível explorar cada capítulo, explorando concepções teóricas e metodologias que permitiram acessar aquilo que as instituições escolares muitas vezes descartam ou ignoram: documentos impressos ou manuscritos, fotografias, depoimentos orais, entre outros, que devidamente analisados, se tornam fontes valiosas. Elas permitem compreender diferentes vivências da EPT, como a repercussão de uma política educacional em uma comunidade local, o impacto da pandemia da Covid-19 nas atividades das instituições escolares ou mesmo a trajetória escolar e profissional de egressas de um curso técnico. Em suma, os capítulos aqui reunidos envolvem escalas e temporalidades distintas que são revisitadas por atentos olhares, preocupados em registrar, analisar e compartilhar um pouco das histórias que envolvem a EPT. |