Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva : uma análise da implantação na rede municipal de ensino de Caxias do Sul

Show full item record

Title: Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva : uma análise da implantação na rede municipal de ensino de Caxias do Sul
Author: Gambin, Andressa
Abstract: A presente investigação trata de estudo reflexivo acerca da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI,2008), com ênfase na implantação das diretrizes na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul (RS). A problemática desta pesquisa focaliza-se em como as orientações da PNEE manifestam-se nos documentos legais na rede municipal de ensino. Entende-se que o atendimento escolar de crianças e jovens com deficiência na rede regular não seja algo novo, mas a publicação da Política (BRASIL, 2008) impulsionou mudanças nas redes municipais e o intuito do estudo foi verificar o modo como se comportou a rede estudada a partir da nova legislação. Como objetivo geral deste estudo, buscou-se analisar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Educação de Caxias do Sul. Os objetivos específicos da investigação pretendem reconhecer os espaços escolares para atendimento de crianças e jovens da educação especial e analisar os documentos legais da rede municipal de ensino estudada, relacionados à PNEEPEI. Para esta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa e análise documental dos documentos legais que buscaram implantar a Política Nacional na rede de ensino de Caxias do Sul/RS. Como resultados observou-se que a rede municipal estudada mantinha uma trajetória de atendimento ao público-alvo da referida Política. Ao implementar a política municipal com base na PNEEPEI manteve, ampliou e consolidou elementos que, historicamente, existiam na rede.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1169
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891169.pdf 14.62Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account