dc.contributor.advisor |
De Bona, Aline Silva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Giulia Gonçalves da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-04-17T20:36:49Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-04-17T20:36:49Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1157 |
|
dc.description.abstract |
A tecnologia evolui a cada instante e o espaço escolar precisa acompanhar essa evolução e
adotar práticas de ensino que abordem a utilização da tecnologia na sala de aula, aproximando
os alunos deste recurso sob uma perspectiva diferente: a que ele aprende com ela e a partir dela.
A utilização destes recursos nas aulas de matemática é uma ferramenta poderosa e que contribui
para que a disciplina seja apresentada de um ponto de vista humano, que valoriza as ideias e as
construções dos alunos, fazendo com que se desmistifique a cultura de que “a matemática é
difícil” ou que “a matemática é um dom” e que seja desenvolvido o pensamento de que a
matemática é para todos. Ainda sob esta perspectiva, as atividades investigativas em
matemática contribuem para esse mesmo olhar, inserindo-se em um cenário em que os alunos
raciocinam, observam, pensam, constroem, testam e argumentam, construindo assim a sua
aprendizagem. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo criar um conjunto de atividades
investigativas de função afim para o 1o ano do ensino médio, integrando as tecnologias e
possibilitando a utilização de modelos híbridos de ensino na esfera da Educação Pública
Estadual do Litoral Norte do RS. A pesquisa utilizou da abordagem qualitativa e sob o ponto
de vista dos objetivos foi exploratória, adotando a metodologia de grupo focal para coleta de
dados, que objetivou investigar as considerações de professoras de matemática e de alunos
acerca do conjunto de atividades investigativas para a sala de aula invertida. Os dados foram
coletados a partir da discussão com os membros dos grupos (1) o grupo de professoras e (2) o
grupo de alunos. O conjunto de atividades adotou o modelo híbrido de ensino de sala de aula
invertida, portanto foram elaboradas três atividades presenciais e três atividades remotas, que
sucediam as presenciais. As atividades presenciais eram do tipo investigativas e as remotas
consistiam em um material teórico do conteúdo de função afim e em um questionário. Quanto
aos resultados da pesquisa foi possível identificar que as professoras gostaram das atividades
elaboradas, porém há um receio e falta de domínio das tecnologias e ainda uma preocupação a
respeito do tempo, seja de planejamento ou tempo de aula necessário para a execução das
atividades. Os alunos por sua vez mostraram-se engajados nas propostas investigativas e com
o uso das tecnologias, sugerindo ideias para a melhoria das atividades. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Technology evolves with every instant, and the educational space needs to keep up with this
evolution by adopting teaching practices that address the use of technology in the classroom,
bringing students closer to this resource from a different perspective: one in which they learn
with it and from it. The utilization of these resources in mathematics classes is a powerful tool
that contributes to presenting the subject from a human standpoint, valuing students' ideas and
constructions, demystifying the culture that "mathematics is difficult" or that "mathematics is a
gift," and developing the notion that mathematics is for everyone. Still within this perspective,
investigative activities in mathematics contribute to this same view, fitting into a scenario where
students reason, observe, think, construct, test, and argue, thereby constructing their own
learning. In this sense, this work aimed to create a set of investigative activities for linear
functions for the 1st year of high school, integrating technologies and enabling the use of hybrid
teaching models in the context of the State Public Education of the North Coast of Rio Grande
do Sul, Brazil. The research used a qualitative approach and from an objective standpoint, it
was exploratory, adopting the focus group methodology for data collection, which aimed to
investigate the considerations of mathematics teachers and students about the set of
investigative activities for the flipped classroom. Data were collected through discussions with
the members of two groups: (1) the group of teachers and (2) the group of students. The set of
activities adopted the hybrid model of flipped classroom teaching, so three in-person activities
and three remote activities were developed, with the remote activities following the in-person
ones. The in-person activities were investigative in nature, while the remote ones consisted of
theoretical material on the content of linear functions and a questionnaire. As for the research
results, it was possible to identify that the teachers liked the developed activities, but there is
apprehension and a lack of mastery of the technologies, as well as a concern about time, both
in terms of planning and the class time needed to execute the activities. The students, on the
other hand, showed engagement in the investigative proposals and with the use of technologies,
suggesting ideas for improving the activities |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Funções (Matemática) |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino híbrido |
pt_BR |
dc.title |
Um conjunto de atividades investig(ativas) de função afim ancoradas no modelo híbrido |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |