dc.contributor.advisor |
De Bona, Aline Silva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Kelli Lessa de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-04-17T20:27:41Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-04-17T20:27:41Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1156 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abordagens de ensino que possibilitem aos estudantes experiência de aprendizagem mais
humanas com os conteúdos de matemática, partindo de processos de construção,
experimentação e descobertas, que tenham foco a aprendizagem e o desenvolvimento da
autonomia dos educandos, estão intimamente ligadas a tendências mais atuais de educação.
Praticas pedagógicas inseridas em modelos híbridos com metodologias, ativas e investigativas
estão relacionadas à promissoras mudanças em nosso sistema educacional. Neste sentido, este
trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da utilização de modelos híbridos de
ensino para a aprendizagem de função afim a partir de uma sequência didática realizada em
uma turma de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do litoral norte gaúcho. A
investigação desenvolvida adotou uma perspectiva qualitativa com viés exploratório, do tipo
grupo focal e se deu a partir da utilização de um conjunto de 3 atividades presencias e 3
atividades on-line do conteúdo de função afim, visando avaliar a postura dos estudantes e
docente diante dessas práticas, bem como as possibilidades oferecidas pelos modelos híbrido e
a aprendizagem de matemática atrelada a essa proposta. A coleta de dados desta pesquisa foi
feita através a observação do grupo (a turma) durante a realização das atividades, juntamente
com seus registros físicos e virtuais. As análises foram feitas a partir primeira atividade
presencial, que consistiu em uma atividade investigativa a partir de cards de gráficos de
funções, e a primeira atividade on-line, que continha um material de leitura sobre os conteúdos,
e um questionário. Quanto aos resultados deste trabalho, foi constatado que o modelo híbrido
proporcionou uma dinâmica diferente para dentro e fora da sala de aula, uma vez que os
estudantes estavam ativos trabalhando em grupo, criando hipóteses, argumentando com seus
colegas e formulando suas considerações, chegando em conclusões que os auxiliaram na
compreensão dos conteúdos. Diante disso, pode-se considerar que a sala de aula girou em torno
dos estudantes e a presença docente foi imprescindível nos momentos de orientação e monitoria.
Ainda, o uso das tecnologias possibilitou a geração de dados personalizados dos estudantes e
os mesmos mostraram-se participativos, demonstrando autonomia para ter controle e
responsabilidades sobre sua aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Teaching approaches that enable students to have more human learning experiences with
mathematics content, starting from processes of construction, experimentation, and discovery,
focusing on learning and the development of students' autonomy, are closely tied to current
educational trends. Pedagogical practices integrated into hybrid models with active and
investigative methodologies are related to promising changes in our educational system. In this
context, the aim of this study was to investigate the contributions of using hybrid teaching
models for learning linear functions through a didactic sequence conducted in a 1st-year class
of a public high school in the northern coast of Rio Grande do Sul, Brazil. The research adopted
a qualitative exploratory approach, using focus group discussions, and was conducted through
a set of 3 in-person and 3 online activities centered around linear functions. These activities
were designed to assess the attitudes of both students and the teacher toward these practices, as
well as the possibilities offered by hybrid models and the learning of mathematics associated
with this approach. Data collection involved observing the group (the class) during the
activities, along with their physical and virtual records.The analyses were based on the first in-
person activity, which consisted of an investigative task using function graph cards, and the
first online activity, which included reading materials on the content and a questionnaire.
Regarding the results of this study, it was observed that the hybrid model introduced a different
dynamic both inside and outside the classroom. Students were actively engaged in group work,
formulating hypotheses, exchanging arguments with peers, and formulating their own insights.
These processes led them to conclusions that aided their understanding of the content.
Consequently, it can be said that the classroom revolved around the students, and the teacher's
presence was essential for guidance and supervision.Furthermore, the use of technology
allowed for the generation of personalized student data. Students demonstrated participation
and autonomy in taking control and responsibility for their learning. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Ensino híbrido |
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dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Funções (Matemática) |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - Metodologia |
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dc.title |
Orientações sobre a vivência de uma sequência didática híbrida de matemática |
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dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
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dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
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