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Mapeamento das tecnologias presentes nas escolas estaduais de Porto Alegre, no período de 2013 a 2016 para descoberta de suas origens, motivações, processos e usos no contexto da prática : uma arquitetura metodológica

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dc.contributor.advisor Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do pt_BR
dc.contributor.advisor Franco, Márcia Häfele Islabão pt_BR
dc.contributor.author Tavares, Mara Rosane Nobre pt_BR
dc.date.accessioned 2019-05-21T20:28:24Z
dc.date.available 2019-05-21T20:28:24Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/114
dc.description.abstract O presente trabalho investigou o processo de introdução da Informática na Educação nas escolas estaduais de Porto Alegre, no período de 2013 a 2016. Este processo compreendeu a distribuição dos equipamentos nas escolas e a formação dos professores para usar as tecnologias em sala de aula com a oferta de conteúdos digitais, ações propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação e realizadas pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, a partir dos Núcleos de Tecnologia Educacionais das Coordenadorias Regionais de Educação. O principal objetivo deste trabalho foi mapear o processo envolvendo as tecnologias nas escolas da Rede Estadual de Porto Alegre, com a finalidade de analisar as políticas públicas de introdução da Informática na Educação. Adotou-se a metodologia quali-quantitativa, organizada no Estado da Arte. Foram combinadas as pesquisas Documental, Bibliográfica, Survey e o método do Ciclo de Políticas para a análise das informações encontradas. Através da pesquisa documental nas categorias quantitativa e qualitativa, buscou-se em fontes primárias, como documentos institucionais, estaduais, federais e internacionais, as informações sobre os projetos desenvolvidos no estado, a história, a legislação e os objetivos que deram suporte às políticas do ProInfo. Na pesquisa bibliográfica, as consultas foram feitas em fontes secundárias, com a intenção de contextualizar as políticas para o uso das tecnologias, seus desdobramentos educacionais, sociais e econômicos. Finalmente, através da pesquisa Survey, apurou-se a opinião dos gestores sobre a percepção de professores, a estrutura das escolas e como aconteceu o uso pedagógico das tecnologias no cotidiano escolar, durante o período investigado. A análise dos resultados alcançados, pela combinação das pesquisas, respeitou a metodologia do Ciclo de Políticas, proposta por Ball e Mainardes (2011), para o tratamento do ciclo contínuo das políticas para a introdução da Informática na Educação. Buscou-se trazer para a discussão as propostas de Ponte (2000), Almeida (2002; 2003; 2008) e Oliveira, A.; Lima (2015) sobre a formação continuada dos professores e as experiências significativas com o uso das tecnologias para a aprendizagem, relatadas por Silva, M. (2005), Moran, Masetto e Behrens (2013), entre outros autores. Segundo Mainardes (2006), uma política educacional nunca consegue ser totalmente eficiente, porque sofre modificações produzidas pelas crenças e motivações dos profissionais de educação que atuam no Contexto da Prática. Para Alonso (2008), o uso da tecnologia não garante uma ação pedagógica eficaz e a qualidade na educação. O trabalho visou a contribuir com dois Produtos de Pesquisa: primeiro, um sistema ordenado de mapeamento das políticas educacionais na forma de Arquitetura Metodológica, que pode ser aplicado na investigação de qualquer política educacional a fim de acompanhar suas origens, motivações, processos e usos; e o segundo produto, apresentando como caso específico, os resultados relevantes da investigação sobre a gestão das tecnologias nas escolas estaduais de Porto Alegre.
dc.description.abstract This study investigated the process of introduction of Computing in Education in state schools in Porto Alegre, from 2013 to 2016. This process included the distribution of equipment in schools and training teachers to use technology in the classroom with the supply of digital content, actions proposed by the National Program of Educational Technology (ProInfo) of the Ministry Education and of the Secretariat Education of Rio Grande do Sul, through the Educational Technology Nuclei from Education Regional Coordinations. The main objective of this study was to map the process of distribution of technologies in schools of the State Network of Porto Alegre, in order to analyze public policies issue of Computers in Education. The qualitative-quantitative methodology was adopted, organized in the State of the Art. Were combined the Documentary research, Bibliography research, opinion Survey and Policy Cycle method for the analysis of the information found. Through the documentary research in quantitative and qualitative categories, it sought to in primary sources as institutional documents, state, federal and international, information about the projects developed in the state, the history, the legislation and objectives that supported the ProInfo policies. In the bibliographic research, the consultations were done in secondary sources, with the intention of contextualizing policies for the use of technologies, their educational, social and economic developments. Finally, through the Survey, the opinion of managers on the perception of teachers, the structure of the schools and how the pedagogical use of the technologies in the daily life of the school happened, during the period investigated.The analysis of the results achieved, by combining the researches, was made with the methodology of Policies Cycle, proposed by Ball and Mainardes (2011), for the treatment of the continuous cycle of policies for the introduction of Computing in Education. Sought to bring to the discussion the Ponte (2000) proposals, Almeida (2002; 2003; 2008) and Oliveira, A.; Lima (2015) on the continuing education of teachers and the significant experiences in the use of technology for learning, reported by Silva, M. (2005), Moran, Masetto and Behrens (2013), among other authors. According to Mainardes (2006), an educational policy can never be totally efficient, because it undergoes modifications produced by the beliefs and motivations of the education professionals who act in the context of the practice. For Alonso (2008), the use of technology does not guarantee effective pedagogical action and quality in education. The work aimed to contribute to two Research Products: first, an orderly system of mapping educational policies in the form of Methodological Architecture, which can be applied in the investigation of any educational policy in order to follow its origins, motivations, processes and uses; and the second product, presenting as a specific case, the relevant results of research on the management of technologies in the state schools of Porto Alegre. en
dc.format.mimetype PDF pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Informática pt_BR
dc.subject Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.title Mapeamento das tecnologias presentes nas escolas estaduais de Porto Alegre, no período de 2013 a 2016 para descoberta de suas origens, motivações, processos e usos no contexto da prática : uma arquitetura metodológica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.level Mestrado
dc.degree.date 2017
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS
dc.degree.program Mestrado Profissional em Informática na Educação
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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