Abstract:
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A recente crise econômica gerou consideráveis mudanças na realidade
socioeconômica do cidadão brasileiro. Uma delas foi o aumento significativo de
pessoas que buscaram através do empreendedorismo uma solução ao desemprego.
A possibilidade de ter o seu próprio negócio e conquistar a própria renda é
realmente uma ideia muito atraente. Contudo, a criação e a gestão de uma micro ou
pequena empresa não é uma atividade simples, requer planejamento e dedicação -
é num elemento do primeiro ponto que se debruça o presente trabalho: o plano de
marketing enquanto ferramenta de planejamento. Baseado nesta ferramenta, a
presente pesquisa visa compreender a importância do plano de marketing na
alavancagem dos pequenos empreendimentos utilizando como contexto a análise de
um empreendimento real, situado em Porto Alegre e inserido no ramo de panificação
e de alimentação saudável. Organizado como um estudo de caso para
aprendizagem, também, perceber-se-á as estruturas principais de um plano de
marketing, quais são as presentes no empreendimento e as oportunas estratégias
de marketing para o seu crescimento. |