dc.contributor.advisor |
Ferreira, Luciane Senna |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rosa, Letícia Pereira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-27T13:45:36Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-27T13:45:36Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1136 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O cânone literário tradicional tem papel fundamental no ensino de literatura, pois a
presença de autores e obras nele impacta diretamente na seleção feita pelo livro
didático e pelo professor de literatura. Esforços para revisar e expandir o cânone
devido à baixa presença de mulheres nele em relação à autoria masculina, são
fundamentais para um ensino mais plural e democrático, e uma possibilidade de
mudança pode surgir a partir das práticas na escola. Assim, o presente trabalho
apresenta uma reflexão do ensino de literatura de autoria feminina em uma turma de
terceiro ano do ensino médio no município de Xangri-lá, a partir dos Estudos Culturais,
cânone tradicional e da relação entre leitor-texto-autor. Para tanto, a pesquisa
analisou o livro didático e o material produzido pelo professor da disciplina de
Literatura. Com o objetivo de suprir o pouco contato dos alunos com a produção de
autoras mulheres, um projeto didático de gênero foi elaborado como proposta de
ensino de literatura de autoria feminina, buscando contribuir para a prática da auto-
representação das mulheres no universo literário, além de promover a visibilidade,
representatividade e legitimidade de escritoras nesse campo artístico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The traditional literary canon has a fundamental role in teaching literature, since the
presence of authors and literary works in it affects directly the selection made by the
textbook and the literature teacher. Efforts to review and expand the canon considering
the low number of women in it by comparison with the masculine authorship are
fundamental to a more plural and democratic education. In addition, one possibility of
changing might arise in school practices. Thus, this present work propounds a
reflection about the teaching literature by women in a class of the third year in High
School in the city of Xangri-lá, based on Cultural Studies, the traditional canon and the
relationship between reader-text-author. For that, this research analyzed the textbook
and the didactic material produced by the literature professor. With the objective to
supply the small contact between the students and literature produced by women, a
genre didactic project was elaborated as a suggestion of teaching literature by female
authorship, searching to contribute for the practices of self-representation by women
in the literary universe, besides to promote the visibility and representative of female
writers in this artistic field. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Literatura - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Escritoras |
pt_BR |
dc.title |
A presença da literatura de autoria feminina no 3º ano do ensino médio de uma escola do litoral norte gaúcho: reflexões e propostas |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |