dc.description.abstract |
O presente artigo visa averiguar quais foram os desafios no trabalho docente dos educadores dos Anos Iniciais a partir da pandemia da COVID-19. Tendo como objetivo central, investigar as transformações que podem estar ocorrendo no trabalho desses educadores, durante o período pandêmico iniciado em 2020. O campo de estudo foram os Anos Iniciais de uma escola pública localizada no interior da Serra Gaúcha. Este estudo se justifica pela importância de refletir sobre os desafios do trabalho docente, advindos do impacto da pandemia no contexto educacional. De cunho qualitativo, a pesquisa abordou cinco docentes, através de entrevista semiestruturada, registrada em áudio e posteriormente transcrita. Os dados obtidos foram refletidos através da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). O apoio teórico sustenta-se em Santos (2020), Saviani (2020), Tardif e Lessard (2005), Martins (2020), entre outros. Os resultados revelaram que as tecnologias digitais, a sobrecarga de trabalho e as frequentes adaptações nos conteúdos foram alguns dos desafios enfrentados pelas docentes e, consequentemente, têm gerado impactos significativos no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Também, ficou evidenciado que a pandemia é o momento de ressignificar as práticas pedagógicas trazendo novas metodologias e ferramentas que motivam o aluno. Como perspectivas, a valorização da educação e da profissão docente foram destacadas. |
pt_BR |