dc.description.abstract |
Diante de inquietações a respeito do tema, e evidenciada a necessidade de os docentes compreenderem melhor sobre a temática da sexualidade na educação infantil, surgiu o interesse para o desenvolvimento do trabalho, o qual tem por objetivo principal compreender de que forma os profissionais da educação agem com as crianças diante do tema da sexualidade na educação infantil. Para atender ao objetivo, o presente artigo tem como metodologia o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, e é composto por um referencial teórico embasado por Schindhelm (2011), Gil (2002), Staub (2015), Scott (1995), dentre outros. Foram realizadas entrevistas com duas professoras que atuam em escolas com contextos diferentes, situadas na mesma região. A análise das entrevistas foi entrelaçada com a revisão bibliográfica. Como resultado, foi possível aprofundar o debate e perceber a abrangência da sexualidade e as diferentes concepções sobre a temática. Conclui-se a necessidade de continuar explorando o assunto, não somente com professores e equipe diretiva, mas com os pais e responsáveis também, ajudando a desmistificar tabus. |
pt_BR |