dc.description.abstract |
O artigo apresenta o resultado da pesquisa que procura identificar e reunir as principais características, atributos, práticas e saberes necessários para a função de diretora de escola pública infantil na fala das professoras. Foram realizadas entrevistas com onze professoras, de um total de doze, com atuação na educação infantil no município de Garibaldi. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como relevância a busca pela qualidade na educação, sendo que os papéis desempenhados pela diretora na escola pública infantil é fundamental para que isso ocorra. Através da sua atuação poderá orquestrar com maestria o complexo e dinâmico processo da gestão escolar democrática. Os dados coletados na pesquisa poderão servir como subsídios para as atuais diretoras, bem como às futuras professoras que participarão dos processos eleitorais democráticos. As conclusões deste estudo indicam que o repertório desejável para exercer a função de diretor, passam pelos conhecimentos oriundos das diversas formações (graduação e especialização), experiências-vivenciais próprias da carreira docente com o público infantil, habilidades de comunicação e, em destaque, as atitudes de coordenação e liderança empática e democrática. |
pt_BR |