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Ressignificações sobre a educação inclusiva e seus aportes legais

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dc.contributor.advisor Camargo, Edson Carpes pt_BR
dc.contributor.author Nunes, Milena dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T17:27:03Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T17:27:03Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1106 pt_BR
dc.description.abstract As pessoas com deficiência nem sempre foram consideradas cidadãos de direitos. Na Idade Média, eles eram excluídos e marginalizados pela sociedade. Com o passar dos anos e o crescimento das indústrias, onde surgiu a necessidade de mais mão de obra, a pessoa com deficiência começou a ser considerada como um ser com capacidades a serem desenvolvidas. Alguns movimentos começaram a surgir e deram início a mudanças históricas como a Conferência Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração dos Direitos Humanos (1948) e a Declaração de Salamanca (1994). No Brasil, o principal marco da Educação Inclusiva foi a Constituição Federal de 1988, na qual prevê o direito à educação para todos, sendo a base para muitas outras leis e políticas que surgiram após. Com base nisso, o presente artigo tem por objetivo analisar como a racionalidade neoliberal age sobre as legislações educacionais brasileiras que amparam a Educação Inclusiva e de que forma isso se reflete no contexto educacional. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental utilizando, em específico, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) como material de análise. As leis mostram-se como eficientes para realizar a inclusão, mas deixam brechas para que o governo negligencie os direitos dos educandos, que deveriam ser incluídos, e acabam sendo excluídos do ambiente escolar. Neste processo de exclusão o neoliberalismo perpetua a sua ideia de segregação e de competitividade onde apenas quem mostra-se eficaz deve permanecer. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação en_US
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.title Ressignificações sobre a educação inclusiva e seus aportes legais pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


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