Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O processo pedagógico de inclusão de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Veranópolis - Rio Grande do Sul

Show simple item record

dc.contributor.advisor Zanin, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho pt_BR
dc.contributor.advisor Morari, Alana pt_BR
dc.contributor.author Rossi, Thainara Fernanda Pichiteli pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T16:30:17Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T16:30:17Z pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1102 pt_BR
dc.description.abstract A temática central desta pesquisa volta-se para o debate sobre a inclusão escolar, motivada a partir de inquietações da pesquisadoraenquantotrabalhadoradaeducaçãoespecialesuaobservaçãoreferenteaoaumento de encaminhamentosdecriançasparaaAssociaçãodePaiseAmigosdosExcepcionais(APAE)deVeranópolis- Rio Grande do Sul, entre os anos de 2018 e 2021. Apresenta-se como objetivo principal deste trabalho o de refletir sobre os elementos que envolvem o processo pedagógico de inclusão de estudantes que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede regulardeensinodeVeranópolis. Paraatenderaoobjetivo,foirealizada uma pesquisa mista, quantitativa e qualitativa, de natureza descritiva, envolvendo estudo bibliográfico e documental, amparado em autores como Carvalho (2019), Pacheco (2007), entre outros, bem como em leis e documentos que asseguram o direito da pessoa com deficiência no exercício de sua cidadania plena. Além do estudo teórico, foi realizada umapesquisadecampoatravésdelevantamentodedadosjuntoàAPAEeaplicação de entrevistas com profissionais da educação que atuam na rede pública do município de Veranópolis/RS. A partir da pesquisa foi possível confirmar o aumento de encaminhamentos para a APAE e conhecer a origem destes, verificando que são majoritariamente provenientes dos bairros mais vulneráveis da cidade. O estudo possibilitou conhecer a realidade de profissionais da educação comprometidos com a temática e os elementos que envolvem o processo de inclusão na escola. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.title O processo pedagógico de inclusão de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Veranópolis - Rio Grande do Sul pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891102.pdf 263.6Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account