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O neoliberalismo e seus atravessamentos na educação : uma análise a partir das regulamentações da educação infantil

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dc.contributor.advisor Camargo, Edson Carpes pt_BR
dc.contributor.author Santos, Graziele Silveira dos pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T16:17:25Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T16:17:25Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1098 pt_BR
dc.description.abstract Constantemente percebem-se mudanças que ocorrem no campo das políticas públicas e da educação. Um exemplo disso, foi a homologação em 2017 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se apresenta com forte caráter de ensino tecnicista, de lógica neoliberal. Essa lógica que entrelaça o ensino com o mercado de trabalho, está presente inclusive na Educação Infantil. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como os atravessamentos neoliberais se articulam nos documentos reguladores da educação infantil. O percurso teórico-metodológico está pautado nos escritos de Perrenoud (2000; 2013) Laval (2019) e Han (2014, 2017) considerando, posteriormente, a pesquisa documental buscando analisar como o neoliberalismo se apresenta nos documentos produzidos a partir da década de 1990, momento em que a educação infantil assume um caráter de obrigatoriedade, tais como: a LDB nº 9394/96; o Plano Nacional da Educação; as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, e a BNCC. Sendo assim, analisa-se o conceito de competência presente nestes documentos entrelaçando-o com os conceitos de infância e diretrizes. Os resultados apontam que o neoliberalismo adentrou a educação infantil a partir de um currículo elaborado e que busca a eficácia. Por meio de um conjunto de habilidades e competências que são desenvolvidas desde a infância, explora a psique humana buscando a formação de sujeitos que saibam gerir suas emoções e condutas. Nesse sentido, o sujeito empreendedor de si mesmo é estimulado constantemente a desenvolver as suas competências socioemocionais numa perspectiva utilitarista baseado em critérios empresariais. A superação de uma educação utilitarista, que dê margem para a complexidade da educação infantil poderia apontar para uma análise minuciosa que vise a implementação dos campos de experiências presentes na própria BNCC, com a demanda de um professor preparado para intervir na discussão global e no compromisso em lutar por uma educação emancipadora. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.title O neoliberalismo e seus atravessamentos na educação : uma análise a partir das regulamentações da educação infantil pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


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