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Inclusão escolar : conceitos, marcos legais e sujeitos de direito

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dc.contributor.advisor Sonza, Andréa Poletto pt_BR
dc.contributor.author Meer, Fábio Rodrigo pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T14:49:23Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T14:49:23Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1093 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo se reporta aos conceitos, aos sujeitos de direito e aos marcos legais da inclusão escolar, quando se sabe que, para que todos façam jus a uma educação digna, necessita-se da mobilização de toda a sociedade, em um contexto onde o tripé instituição de ensino, família e pessoas com deficiência atuem de forma colaborativa e coesa à luz da legislação e com o foco nos direitos desses sujeitos. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os conceitos e os marcos legais atrelados à perspectiva da educação inclusiva e o questionamento de quem são os seus sujeitos de direito. O método empregado foi bibliográfico, descritivo-exploratório e pesquisa de campo, abarcando uma entrevista com duas professoras de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, que atuam com estudantes com necessidades educacionais específicas, com a aplicação de um questionário com questões abertas (subjetivas). A partir dos resultados das entrevistas, foi possível perceber que a escola ainda apresenta muita dificuldade para acolher esses educandos, em razão, principalmente, de inexperiência e falta de capacitação dos educadores, carência de recursos pedagógicos e de estrutura física. Conclui-se que quando não há um planejamento dirigido, que considere a diversidade de perfis do alunado, fica inviável ofertar um ensino inclusivo pensado para todos, pois ensinar é estar aberto a descobrir/conhecer os diversos estilos e ritmos de aprendizagem, optar por estratégias diferenciadas, dispor de materiais didático-pedagógicos apropriados/acessíveis e de recursos e serviços de tecnologia assistiva, além de criar um espaço agradável e acolhedor para o estudo. Neste contexto percebe-se que o processo de inclusão destes alunos ainda configura-se como um grande desafio para professores e gestores em um cenário onde diversas escolas do país ainda não estão preparadas para acolhê-los. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Inclusão escolar en_US
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.title Inclusão escolar : conceitos, marcos legais e sujeitos de direito pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


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