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Ao analisar espaços educacionais e sociais, percebemos que os termos “vulnerabilidade social” e “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV” estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Ao mesmo tempo em que tornam-se necessários e indispensáveis a seus usuários. O seguinte trabalho traz alguns conceitos que circundam o meio social e a importância do serviço às pessoas que dele necessitam, a partir de pesquisas bibliográficas e com pessoas envolvidas em uma instituição que atende contraturnos escolares: a Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude-ABRAÇAÍ, com a finalidade de compreender as vantagens que o serviço social traz ao público que atende e perceber a sua contribuição na sociedade, atual e futuramente. Inicialmente, gostaríamos de analisar e comparar duas instituições, porém a pandemia da Covid-19 não nos permitiu este intento. Houve contato e aceitação de ambas, porém do Centro de Apoio à Criança Toquinha da Amizade conseguimos apenas informações básicas, através de buscas em páginas da internet, uma vez que não houve trabalho presencial em nenhum momento durante a pandemia, impedindo a finalização desta pesquisa. Nas próximas linhas, trazemos contribuições de alguns autores como Maria da Glória Gohn, Carlos Rodrigues Brandão, Camila Quinonero e Carlos T. Ishikawa, bem como a legislação vigente das áreas mencionadas na pesquisa, refletindo também as suas definições, dentre outros materiais explorados. E, por fim, analisam-se tais conceitos e sua relação com a Instituição citada anteriormente. Compreende-se que a educação não formal é um processo sócio-político, cultural e pedagógico com fins transformadores. |
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