Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A gestão escolar em tempos de pandemia : dando voz aos(às) gestores(as) de escola pública

Show simple item record

dc.contributor.advisor Zanin, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho pt_BR
dc.contributor.author Pedretti, Ana Caroline pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T13:25:11Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T13:25:11Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1091 pt_BR
dc.description.abstract A sociedade vivencia um momento atípico em virtude da Covid-19, doença causada pelo Coronavírus que trouxe muitas incertezas e adaptações afetando diretamente o convívio social. O distanciamento social foi um dos principais aliados no combate deste vírus, entretanto, isso afetou as pessoas e espaços onde estas convivem, incluindo o ambiente escolar e seus(suas) profissionais, desencadeando experiências singulares, em específico aos(às) gestores(as) de escolas públicas, foco deste estudo. Dada essa realidade, o presente estudo objetiva analisar os desafios e possibilidades encontradas pelos(as) gestores(as) de escolas públicas em período pandêmico. A gestão escolar pública possui uma história carregada de debates e reflexões, mas que ainda precisa ampliar seu repertório de pesquisa durante o período pandêmico, portanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tem-se a intenção de ampliar a visibilidade desta área, explorando seu contexto histórico e social por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental apoiada nas legislações e em teóricos como Andreotti, Lombardi e Minto (2012), Paro (2016) e outros. Além do aprofundamento teórico, um estudo de campo foi realizado através da aplicação de uma entrevista semiestruturada com gestores(as) de escolas públicas da educação básica da cidade de Bento Gonçalves, estado do Rio Grande do Sul, alcançando as esferas governamentais municipal, estadual e federal. Concluindo-se que o(a) gestor(a) de escola pública perpassou momentos de insegurança e incerteza enfrentando desafios e dificuldades ao gerenciar a escola onde atua, tais como: manter o vínculo com a comunidade escolar, utilizar tecnologias digitais e outros. Todavia, a questão mais salientada durante o diálogo com estes indivíduos foi o desgaste emocional e psicológico vivenciados. Por fim, aponta-se que visibilizar e dar voz a estes sujeitos é reconhecê-los como importantes na construção de um ambiente escolar. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Escolas - Organização e administração pt_BR
dc.subject Pandemias pt_BR
dc.title A gestão escolar em tempos de pandemia : dando voz aos(às) gestores(as) de escola pública pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891091.pdf 204.4Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account