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A sociedade vivencia um momento atípico em virtude da Covid-19, doença causada pelo Coronavírus que trouxe muitas incertezas e adaptações afetando diretamente o convívio social. O distanciamento social foi um dos principais aliados no combate deste vírus, entretanto, isso afetou as pessoas e espaços onde estas convivem, incluindo o ambiente escolar e seus(suas) profissionais, desencadeando experiências singulares, em específico aos(às) gestores(as) de escolas públicas, foco deste estudo. Dada essa realidade, o presente estudo objetiva analisar os desafios e possibilidades encontradas pelos(as) gestores(as) de escolas públicas em período pandêmico. A gestão escolar pública possui uma história carregada de debates e reflexões, mas que ainda precisa ampliar seu repertório de pesquisa durante o período pandêmico, portanto, a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tem-se a intenção de ampliar a visibilidade desta área, explorando seu contexto histórico e social por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental apoiada nas legislações e em teóricos como Andreotti, Lombardi e Minto (2012), Paro (2016) e outros. Além do aprofundamento teórico, um estudo de campo foi realizado através da aplicação de uma entrevista semiestruturada com gestores(as) de escolas públicas da educação básica da cidade de Bento Gonçalves, estado do Rio Grande do Sul, alcançando as esferas governamentais municipal, estadual e federal. Concluindo-se que o(a) gestor(a) de escola pública perpassou momentos de insegurança e incerteza enfrentando desafios e dificuldades ao gerenciar a escola onde atua, tais como: manter o vínculo com a comunidade escolar, utilizar tecnologias digitais e outros. Todavia, a questão mais salientada durante o diálogo com estes indivíduos foi o desgaste emocional e psicológico vivenciados. Por fim, aponta-se que visibilizar e dar voz a estes sujeitos é reconhecê-los como importantes na construção de um ambiente escolar. |
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