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Os conceitos matemáticos escolares podem ser usados em inúmeras situações da vida cotidiana. Embora uma parte da sociedade afirme ter dificuldades com a Matemática ensinada na escola, as quais podem iniciar nos primeiros anos de escolarização e permanecer ao longo de sua vida, outra parte consegue fazer uso desses saberes no seu dia a dia. Professores que ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio relatam que os estudantes têm dificuldades na compreensão de conteúdos mais elaborados relativos a essa área do conhecimento, e a principal justificativa são as lacunas no aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) apresenta competências e habilidades propostas para a Educação Básica através de Unidades Temáticas. No caso da Matemática, são cinco: “Números”, “Álgebra”, “Geometria”, “Grandezas e Medidas” e “Estatística e Probabilidade”. Esta abordagem perpassa todo o Ensino Fundamental e indica os objetos de conhecimento que devem ser desenvolvidos em cada ano escolar. Nesta pesquisa, procuro aprofundar os estudos relativos à Unidade Temática Álgebra, na expectativa de aproximar o estudo teórico às práticas utilizadas pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que contou com a aplicação de um questionário com professores que atuam no 3º ano de duas escolas públicas da Serra Gaúcha – RS. A análise das narrativas se deu na perspectiva descritiva e interpretativa. A partir dos resultados desse primeiro momento, foi organizada uma sequência didática, voltada para o ensino de Álgebra no contexto do 3º ano. Na sequência, a proposta foi apresentada para as referidas professoras, para que pudessem analisar e expressar sua percepção acerca do material. A reflexão sobre as narrativas permitiu pensar que o modo pelo qual as professoras “aprenderam” os conceitos de Álgebra, na sua formação acadêmica, e a forma como estão descritos os objetos de conhecimento, competências e habilidades relativas à Álgebra na atual normatização, dificultaram a transposição didática. Essa constatação reitera a importância dos processos de formação inicial e continuada de professores, em especial no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
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