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Este artigo baseia-se no contexto neoliberal enfrentado pelo Brasil atualmente, no qual essa lógica exibe os ideais do utilitarismo, da concorrência como centralidade do pensamento e do indivíduo como capital humano. Assim, além de adentrar no cenário econômico, social e político, esse sistema tem se manifestado de diferentes formas na educação. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como se apresenta o conceito de infância nos livros didáticos do PNLD destinados à educação infantil, tomando como crítica a invasão neoliberal. O percurso metodológico apoiou-se na pesquisa documental de abordagem qualitativa do tipo exploratória, utilizando como instrumento de coleta de dados a análise documental de três livros didáticos destinados para a pré-escola: Desafios Educação Infantil (Editora Moderna), Iniciando o Aprender (Editora Joaninha) e Estação Criança (FTD). A partir desta metodologia, verificou-se que as três obras didáticas manifestaram escritas com intencionalidades parecidas, significando a etapa da educação infantil por um viés preparatório para o ensino fundamental. No entanto, o conceito de infância explorado em seus textos manifestou contradições, principalmente em relação à escrita e às propostas planejadas. Por fim, percebeu-se que o neoliberalismo se apresentou de maneira subentendida nos livros analisados, em especial quando observou-se o termo infância, o que gerou uma discussão acerca do conceito de criança. Tal termo foi definido pelas obras como um sujeito engajado, solucionador de problemas e protagonista de sua aprendizagem, características fortemente vinculadas aos trabalhadores no contexto neoliberal. |
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