dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo problematizar o processo de ensino e de aprendizagem matemática na etapa da educação infantil de crianças de 5 a 5 anos e 11 meses, na perspectiva do trabalho desenvolvido pelos professores na escola, especificamente sobre a construção do conceito de número pela criança. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com docentes de uma escola pública municipal, de médio porte, localizada na Serra Gaúcha. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas realizadas com quatro docentes que atuam nessa etapa da educação básica, de modo remoto, em razão da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. O intuito do estudo foi pesquisar as percepções das professoras acerca da aprendizagem do conceito de número pelas crianças, bem como suas angústias e métodos utilizados ao trabalharem com os conceitos matemáticos. O aporte teórico utilizado para a análise dos dados baseia-se nos estudos de Jean Piaget e seus comentadores, além de documentos regulatórios dessa etapa da Educação Básica brasileira, em especial, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, utilizarei Bardin (2011) como base de análise para os dados produzidos através das entrevistas. Espera-se contribuir com o campo da Educação Matemática escolar no contexto da Educação Infantil e principalmente com a prática escolar docente nessa etapa de ensino. |
pt_BR |