Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Caminhos que levam à docência : a trajetória de vida como elemento de formação do educador antes, durante e após a graduação

Show simple item record

dc.contributor.advisor Grisa, Gregório Durlo pt_BR
dc.contributor.author Dias, Georges Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-21T15:24:47Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-21T15:24:47Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1082 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa surgiu de inquietações sobre a contribuição da trajetória de vida na formação de um docente. A pesquisa foi embasada no método autobiográfico em que aspectos da história de vida são utilizados como fonte de pesquisa e apontam para sua contribuição para a formação docente. Nesse sentido, este trabalho busca fazer uma reflexão sobre a formação docente a partir de relatos pessoais de situações vividas na infância e na adolescência, ligados ao trabalho e escolarização desde a EJA até o curso de licenciatura em Pedagogia. Por isso, após a análise de referencial teórico sobre a trajetória de vida, faço uma reflexão sobre essas memórias para dialogar com o método pesquisado e a formação docente. O referencial teórico passa por Pedagogia da Autonomia e Leitura de Mundo (FREIRE, 1996; 1989), Memória Coletiva (HALBWACH, 1990), Saberes profissionais dos professores (TARDIF, 2000); O Método Autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2014), entre outros. A pesquisa apontou que o método autobiográfico ainda busca afirmação, mas se mostra relevante no que se refere ao seu potencial na produção de sentidos e reflexões no campo da educação e da formação docente. O recorte autobiográfico se mostra interessante de forma mais pontual no nível da formação continuada. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.title Caminhos que levam à docência : a trajetória de vida como elemento de formação do educador antes, durante e após a graduação pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891082.pdf 344.9Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account