dc.description.abstract |
Esta pesquisa surgiu de inquietações sobre a contribuição da trajetória de vida na formação de um docente. A pesquisa foi embasada no método autobiográfico em que aspectos da história de vida são utilizados como fonte de pesquisa e apontam para sua contribuição para a formação docente. Nesse sentido, este trabalho busca fazer uma reflexão sobre a formação docente a partir de relatos pessoais de situações vividas na infância e na adolescência, ligados ao trabalho e escolarização desde a EJA até o curso de licenciatura em Pedagogia. Por isso, após a análise de referencial teórico sobre a trajetória de vida, faço uma reflexão sobre essas memórias para dialogar com o método pesquisado e a formação docente. O referencial teórico passa por Pedagogia da Autonomia e Leitura de Mundo (FREIRE, 1996; 1989), Memória Coletiva (HALBWACH, 1990), Saberes profissionais dos professores (TARDIF, 2000); O Método Autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2014), entre outros. A pesquisa apontou que o método autobiográfico ainda busca afirmação, mas se mostra relevante no que se refere ao seu potencial na produção de sentidos e reflexões no campo da educação e da formação docente. O recorte autobiográfico se mostra interessante de forma mais pontual no nível da formação continuada. |
pt_BR |