dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta como tema a avaliação na educação infantil, seu objetivo principal é analisar dentre as várias formas de se avaliar, a mais adequada nessa etapa de educação, de forma que seja uma avaliação consistente de aprendizagem, sem rotulações. Entende-se que avaliar é uma atividade que faz parte do processo educacional, presente na rotina docente em sala de aula, e não se pode reduzi-la apenas a boletins, fichas, relatórios, ou dossiês dos alunos. Ela precisa estar voltada ao acompanhamento do percurso do aluno pela observação diária do seu desenvolvimento, aprendizagens ou dificuldades e isso só é possível se o professor mediar constantemente seu fazer pedagógico diário. Desse modo, a avaliação exerce função pedagógico-didática e tem que ser vista como um diagnóstico. Este estudo justifica-se pela necessidade de entendermos o quão importante é realizar uma boa avaliação na educação infantil. Para tal, utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica. Sendo, Hoffmann (2015), Moro (2016), Faria; Besseler (2014) Martins Filho e Castro (2018) as principais referências acessadas. É importante salientar que a avaliação na educação infantil, não se trata apenas de classificar e nem tão pouco determinar se o aluno é apto ou não, pelo contrário, tem que priorizar o desenvolvimento infantil por completo, conforme determinam os campos de experiência da educação infantil. |
pt_BR |