dc.description.abstract |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das modalidades da Educação Básica, destinada aos sujeitos que não concluíram os seus estudos, seja no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, atendendo a um público cada vez mais heterogêneo, com idade mínima de 15 anos e, em sua maioria trabalhadores, que voltam ou ingressam nas instituições de ensino. O presente trabalho baseia-se nas contribuições de Fávero (s/d), Haddad e Di Pierro (2000), Jardilino e Araújo (2014) e Scocuglia (2003) sobre a Educação de Jovens e Adultos; Freire (1982; 1983), Soares (2018; 2019) e Tfouni (2002) sobre Alfabetização e Letramento. Essa escrita tem como objetivo compreender as ressonâncias de concepções conceituais nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, através da análise das atividades proposta por docentes a alunos que frequentam esta etapa. Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, tendo como sujeitos docentes e discentes de uma turma multisseriada, de uma instituição pública de ensino, localizada em Bento Gonçalves/RS. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. O estudo também se constitui a partir da análise de cadernos de atividades escolares de uma das discentes da turma. Conclui-se que temos muito que avançar na consolidação de propostas de formação docente e políticas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, em especial, no contexto de alfabetização. |
pt_BR |