dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como foco a afetividade na relação que se estabelece entre professor-criança na educação infantil, sendo o objetivo principal analisar a importância dessa relação afetiva para o desenvolvimento de novas aprendizagens do educando. A pesquisa se configura como um estudo de caso, que consiste na participação planejada do pesquisador na situação a ser investigada e um estudo bibliográfico. Para que a coleta de dados fosse possível, algumas intervenções pedagógicas foram realizadas na turma e, posteriormente, analisadas. A prática foi realizada em uma escola municipal de educação infantil, localizada no município de Farroupilha/RS. Assim, buscou-se analisar como de fato a afetividade materializa-se nas ações diárias dentro do contexto escolar a partir dos estudos realizados por Galvão (1995), Dantas (1992), Almeida e Mahoney (2004-2007), Wallon (1995), Piaget (1999) e Vygotsky (1998). Através desta pesquisa é possível afirmar que a relação afetiva entre professor- criança é de extrema relevância no processo de aprendizagem do educando, pois, através do afeto a criança sente-se segura e acolhida no ambiente escolar inscrevendo-se como sujeito participante. |
pt_BR |