dc.description.abstract |
Este artigo objetiva investigar a abordagem teórico-metodológica da literatura infantil enquanto componente da parte diversificada do currículo no Ensino Fundamental a fim de analisar a prática da contação de histórias nos anos iniciais na rede municipal de ensino de Bento Gonçalves. Para tanto, a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, ocorreu por meio de um estudo de caso, composto por observação da prática pedagógica e entrevista com uma professora do componente Literatura Infantil, em que foi possível analisar os processos teóricos e metodológicos adotados no desenvolvimento das aulas com alunos do primeiro e segundo anos. O artigo está organizado em duas partes: na primeira, desenvolve-se a fundamentação teórica acerca do tema, baseada nos estudos de Abramovich (1994), Zumthor (2014), Patrini (2005), Cosson (2017), Girardello (2011), Vigotski (2009), entre outros; e, na segunda, aborda-se o processo de inserção na escola visitada, a coleta e a análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados apontam que, de modo geral, a concepção teórica observada na prática docente ancora-se na noção de que a literatura tem potencial para o desenvolvimento integral do sujeito. Dentro dessa proposta, a contação de histórias aparece como um recurso metodológico que não só propicia um momento lúdico e de fruição do texto literário a partir da performance, mas também favorece a aprendizagem das crianças. |
pt_BR |