Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O imaginário de professores da rede pública sobre a docência com temáticas feministas durante o governo Bolsonaro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Aiub, Giovani Forgiarini pt_BR
dc.contributor.author Schreiner, Juliana pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-19T21:37:35Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-19T21:37:35Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1070 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo entender qual é o imaginário dos professores da rede pública sobre o feminismo e, além disso, quais são os efeitos causados pelo discurso do atual governo Bolsonaro na prática pedagógica destes professores. Para isso, filia-se à análise do discurso materialista que, por sua vez, possibilita o desenvolvimento de análises linguísticas entrelaçadas àquilo que é exterior à língua: a história e a ideologia. Ao longo da elaboração do trabalho, foram entrevistados professores de escolas públicas, estaduais e municipais, da cidade de Farroupilha. Estas entrevistas apresentaram recortes de discursos sobre feminismo e, sobre elas, os professores tiveram a oportunidade de manifestar suas identificações e desidentificações com o movimento. A partir das análises feitas foi possível perceber um afastamento das práticas docentes com temáticas feministas, influenciado por dizeres do então presidente Jair Bolsonaro e membros de seu governo. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to understand what is the perception of public school teachers about feminism and, in addition, what are the effects caused by the discourse of the current Bolsonaro government in the pedagogical practice of these teachers. For this, it is affiliated with the French line of discourse analysis, which, in turn, enables the development of linguistic analysis intertwined with what is external to the language: history and ideology. Throughout the development of the work, teachers from public, (state and municipal) schools in the city of Farroupilha were interviewed. These interviews presented clippings of speeches about feminism and, about them, the teachers had the opportunity to express their identifications and disidentifications with the movement. From the analyzes carried out, it was possible to perceive na absence from teaching practices with feminist themes, influenced by sayings of the then president Jair Bolsonaro and members of his government. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.title O imaginário de professores da rede pública sobre a docência com temáticas feministas durante o governo Bolsonaro pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891070.pdf 930.0Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account