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A pronúncia do plural dos substantivos e do passado regular em inglês para aprendizes de L2 da rede pública de ensino

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dc.contributor.advisor Modesto, Edcleberton de Andrade pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Cristiano da Silveira pt_BR
dc.contributor.author Klering, Leana Cristina pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-14T23:32:49Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-14T23:32:49Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1056 pt_BR
dc.description.abstract O ser humano tem por instinto comunicar-se, e isso não se restringe apenas à língua materna. O processo de aprendizagem e internalização, não somente da gramática, mas de aspectos básicos da pronúncia, são de fundamental importância para o aprendiz de uma segunda língua, e o livro didático faz parte deste processo. Por isso, cabe aqui a indagação: Quais os fundamentos de pronúncia e atividades relevantes sobre pronúncia que os livros didáticos de língua inglesa apresentam para os jovens da rede pública de ensino do Brasil? O presente trabalho tem como objetivo fazer, através do livro didático do ensino médio da rede pública, uma análise sobre os conceitos básicos da pronúncia a respeito dos plurais dos substantivos e suas terminações vozeadas ou não vozeadas, assim como os verbos regulares do tempo passado com suas diferentes variações fonêmicas para o morfema /ed/. Neste contexto, faz-se necessário observar se há atividades que abordam tais conceitos e se os livros suprem as necessidades dos estudantes brasileiros que tem por objetivo aprender uma segunda língua, no caso o inglês. Os resultados encontrados apontam para uma deficiência grande de material direcionado à pronúncia em sala de aula e contempla poucas atividades relacionadas aos conceitos básicos da pronúncia, tema chave deste trabalho. pt_BR
dc.description.abstract The human being has an instinct to communicate, and this is not restricted just to the native language. However, the learning process and internalization, not only of grammar but also elementary aspects of pronunciation, have fundamental importance for a second language learner, and the book been part of this process. Therefore, the question is: What are the fundamentals of pronunciation and relevant activities on pronunciation that English language books shows to teenagers in public schools in Brazil? The present work aims to analyze the basic pronunciation concepts regarding the plural nouns and their voiced or voiceless endings, as well as the regular verbs in the past tense with their different phonemic variations for the morpheme /ed/. These aspects were analyzed through public high school coursebooks. In this context, it is necessary to check if there are activities that approach such concepts and if the books supply the Brazilian students needs, who wish to learn a second language, in this case American English. The results point to a large deficiency of material aiming at pronunciation in the classroom, including few activities related to the basic concepts of pronunciation, a key theme of this work. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Língua inglesa - Pronúncia pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Aquisição da segunda língua pt_BR
dc.title A pronúncia do plural dos substantivos e do passado regular em inglês para aprendizes de L2 da rede pública de ensino pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


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