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A abordagem histórica e filosófica da Ciência pode ser utilizada como uma ferramenta para ajudar na construção do pensamento crítico. Ela implica na compreensão não apenas do resultado final, mas de todos os processos envolvidos para a construção de conceitos científicos. Várias pesquisas já foram feitas na área e elas focam no processo da construção da Ciência, buscando mostrar que o desenvolvimento dos conceitos não segue um caminho já definido. Utilizar a História da Ciência para equilibrar os aspectos técnicos com os aspectos sociais, humanos e culturais, contribui para uma aula mais motivadora. Mas, para esse tipo de abordagem é necessário realizar uma pesquisa acerca de como o conteúdo está sendo apresentado em sala de aula, o que se torna fundamental para entendermos o contexto em que estamos trabalhando. Dessa maneira, elaboraram-se quatro textos didáticos nos quais procuram realizar uma construção histórica sobre a Lei da Gravitação Universal. Eles começam desde o período da Antiguidade e fazem uma cronologia até a publicação do livro “Princípios matemáticos da filosofia natural” de Isaac Newton. Para isso, fez-se uma revisão bibliográfica sistemática, na qual se procurou diversos artigos, trabalhos e pesquisas em anais de eventos e periódicos de Ensino de Física que abordavam direta ou indiretamente o assunto a ser discutido, além da leitura de livros sobre a história do conceito de gravidade. Também se utilizou um referencial teórico, baseado em diversas pesquisas sobre a importância de abordar a História e Filosofia da Ciência em sala de aula na Educação Básica e como realizar essa abordagem de forma coerente. Os textos didáticos apresentados servem com um apoio para o professor e o aluno construírem os conceitos a serem trabalhados de forma histórica. Pretende-se continuar esta pesquisa a partir de uma ampliação da revisão bibliográfica e também pretende-se aplicá-los e analisar como se deu a aprendizagem dos alunos através destes textos, para aprimorá-los e aumentar seu potencial. |
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