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Este trabalho apresenta uma proposta que envolve a Educação Ambiental e a perspectiva CTSA na abordagem de elementos como a ética, a convivência, a autonomia e o protagonismo em contextos de vulnerabilidade social. O principal objetivo da pesquisa é apresentar subsídios para a implementação de processos de Educação Ambiental em escolas, comunidades periféricas e serviços de convivência dos municípios, tendo como propósito mais amplo a transformação da realidade local. A metodologia utilizada consiste na pesquisa exploratória, onde o levantamento de dados foi realizado através da pesquisa bibliográfica em periódicos, documentos oficiais, relatórios de institutos e ONGs e sites de internet. A proposta apresentada neste trabalho está fundamentada nas bases legais da Assistência Social e da Educação Ambiental, bem como no enfoque CTSA. Por meio desse estudo conclui- se que atividades coletivas, práticas e reflexivas pautadas na Educação Ambiental e nas relações CTSA têm potencial de desenvolver o senso crítico e a consciência socioambiental das pessoas, o que contribui para a mudança de hábitos e atitudes e possibilita a melhora da qualidade de vida da população mais vulnerável. |
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