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Atualmente o Ensino de Ciências do Ensino Fundamental passa por uma grande mudança com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quando verificamos o que diz a BNCC em relação à área de Ciências da Natureza, observamos que o documento fomenta a participação ativa dos alunos, isso se dá efetivamente através de metodologias educacionais que vão ao encontro dessa proposta, um exemplo é o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) que depende das interações sociais e mais especificamente da participação ativa discente, por esses motivos utilizamos o trabalho “A formação social da mente” de Vygotsky como um dos referenciais teóricos para este trabalho. Estes fatores unidos justificam a opção de desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) a ser utilizada para o ensino de ciências no Ensino Fundamental com foco no oitavo ano sobre o Sistema Sol, Terra e Lua. Por meio dela organizamos uma sequência de cinco horas-aula para que fosse possível abordar o conteúdo de maneira satisfatória. Também consideramos que utilizássemos materiais acessíveis para o desenvolvimento das aulas. Durante a construção deste objeto de estudo, percebemos uma grande dificuldade ao propor as atividades da SEI, pois sem conhecimento da realidade do aluno, foi necessário prever o que poderia acontecer em sala de aula. Uma próxima etapa deste trabalho será a aplicação desta SEI para que possamos validá-la como uma proposta viável para o ensino de Ciências e Astronomia no Ensino Fundamental. |
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