Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A construção de instrumentos musicais de baixo custo para crianças do terceiro ano do ensino fundamental na perspectiva da aprendizagem significativa de conceitos de acústica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Debom, Camila Riegel pt_BR
dc.contributor.author Pinheiro, Kellen Melo pt_BR
dc.date.accessioned 2024-02-23T18:47:52Z pt_BR
dc.date.available 2024-02-23T18:47:52Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1041
dc.description.abstract Este trabalho, relata a implementação de uma proposta para o ensino de conceitos de Acústica que foi desenvolvida para os alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental. Com objetivo de estudar como elaboração de instrumentos musicais com materiais de baixo custo pode favorecer o ensino de conceitos básicos sobre a Acústica para as crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma abordagem envolvendo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Essa proposta envolveu a construção de instrumentos musicais com materiais de baixo custo para discutir a Acústica, tendo como base os pressupostos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausebel. A intervenção foi desenvolvida ao longo de cinco aulas com alunos do terceiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Bento Gonçalves. Como forma de verificar se houve evidências de aprendizagem significativa dos alunos durante a intervenção foram coletados dados em questionários, atividades diversas de feedback e também em uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos destes instrumentos de avaliação demostraram que houve evidências de Aprendizagem Significativa nos alunos, que mostraram compreensão de conceitos compatível com a etapa escolar. No entanto, seria necessária análise futura, através de uma segunda implementação deste trabalho para corroborar os resultados iniciais, bem como uma avaliação posterior destes estudantes para verificação da retenção. Além disso, a aplicação desta intervenção despertou o interesse de outros professores da escola para realização de mais atividades prática, na qual os conteúdos fossem discutidos para outras turmas. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Acústica pt_BR
dc.subject Instrumentos musicais pt_BR
dc.title A construção de instrumentos musicais de baixo custo para crianças do terceiro ano do ensino fundamental na perspectiva da aprendizagem significativa de conceitos de acústica pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Física pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891041.pdf 1.862Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account