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Este trabalho tem por objetivo compreender os principais aspectos associados à evasão e à retenção no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Analisaremos de forma quantitativa a evasão e retenção escolar a partir de quatro diferentes indicadores dessa ocorrência, a Taxa de Sucesso na Graduação (TSG) e Taxa de Conclusão na Graduação (TCG) são indicadores oficiais utilizados pelo TCU e, complementarmente, a Taxa Longitudinal de Evasão (TLE) e para a Taxa Longitudinal de Retenção (TLR). Para a análise qualitativa, iremos abordar evasão à luz dos trabalhos de Pierre Bourdieu. Analisaremos as origens sociais dos estudantes e de que forma isso contribui para as relações de permanência e êxito dos estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFRS-BG. Para tal, foi aplicado um questionário que permitisse compreender se os aspectos socioeconômicos dos estudantes estão relacionados ao processo de evasão, comparando, por meio de uma análise estatística, os efeitos das origens sociais e os destinos escolares. Como desfecho, os resultados obtidos refletem os mesmos números e discussões já apresentados em trabalhos anteriores, alunos com baixa renda tendem a não conseguirem terminar o curso, corroborando com o aumento da alta taxa de evasão acima da média nacional. |
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