Title: | O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AOS CURSOS TÉCNICOS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: uma análise sobre o Campus Osório do IFRS |
Author: | Desini, Rossano Agliardi |
Abstract: |
Este artigo estabelece uma análise sobre o Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul relacionada à investigação do perfil de interesse dos estudantes no aspecto técnico dos cursos integrados ao ensino médio, e o alcance institucional da função social no que diz respeito ao desenvolvimento regional do litoral norte do Rio Grande do Sul. Com isso, objetiva averiguar a hipótese de que o desinteresse dos discentes em atuar nas áreas técnicas dos cursos em andamento e a falta de intenção em permanecer na região após as conclusões dos cursos causa dificuldade para o alcance institucional da função social no tange ao impulsionamento do desenvolvimento regional. Para tanto, o presente texto é alicerçado em pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quali-quantitativa e o viés exploratório, utilizando-se das recomendações metodológicas de Gerhardt e Silveira. Assim, a identificação do perfil de interesse dos discentes é averiguada a partir de corte transversal, referente a primeira e a segunda edição do Diagnóstico Discente da instituição, com base em cruzamento de dados. Por conseguinte, conclui que, apesar da unidade institucional ofertar os cursos que foram demandados pela comunidade e definidos em sua fase de implementação, em consonância com o projeto criador dos Institutos Federais, uma grande porcentagem dos estudantes aponta que não deseja atuar nas áreas técnicas e que não pretende permanecer na região após as conclusões dos cursos, assim, colocando em dúvida a efetividade da política pública no que concerne ao desenvolvimento da região norte do litoral do Rio Grande do Sul. This article establishes an analysis of the Osório Campus of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Sul related to the investigation of students' interest profile in the technical aspect of high school integrated courses, and the institutional reach of the social function concerning the regional development of the northern coast of Rio Grande do Sul. The objective is to investigate the hypothesis that students' lack of interest in working in the technical areas of ongoing courses and the absence of intention to stay in the region after completing the courses pose difficulties for the institutional achievement of the social function in terms of promoting regional development. To achieve this, the present text is grounded in bibliographic and documentary research, employing a qualitative-quantitative approach and an exploratory bias, following the methodological recommendations of Gerhardt and Silveira. The identification of students' interest profiles is examined through a cross-sectional analysis, referring to the first and second editions of the Institutional Student Diagnosis, based on data cross-referencing. As a result, it concludes that despite the institutional unit offering courses demanded by the community and defined in its implementation phase, in line with the Federal Institutes' founding project, a significant percentage of students indicate a lack of desire to work in technical areas and an unwillingness to stay in the region after completing the courses. This raises doubts about the effectiveness of public policy regarding the development of the northern coast region of Rio Grande do Sul. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1032 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891032.pdf | 390.1Kb |
View/ |
Texto completo |