Title: | Aprendizagens oriundas do ensino remoto: desafios e possibilidades nas práticas da educação profissional e tecnológica |
Author: | Daitx, Tatiana Rodrigues |
Abstract: |
O presente estudo é parte da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, na linha de pesquisa das Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O estudo visa atender o Macro Projeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir das mudanças impostas ao Brasil e ao mundo, com o surgimento da pandemia de COVID-19, a rotina das sociedades, em nível global, se alterou drasticamente. A educação também sofreu mudanças que forçaram o desenho da realidade estruturada. Isso significou uma reinvenção emergencial dos métodos de ensino e a prática por meio das tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s). A questão norteadora desta pesquisa versa sobre as aprendizagens oriundas do ensino remoto: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas da EPT. Para tanto, utilizou-se o procedimento metodológico de revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada. A partir da pesquisa bibliográfica, foi possível refletir sobre as adversidades encontradas durante o ensino remoto e a necessidade de reorganizar a prática pedagógica. Este trabalho tem por objetivo analisar o uso de metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Busca ainda, identificar as possibilidades que o ensino remoto trouxe para as práticas pedagógicas da EPT. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um produto educacional, que tem por objetivo ser um instrumento de pesquisa, para ser aplicado nas práticas pedagógicas da EPT. O produto educacional idealizado levou em conta a temática da pesquisa e seus desdobramentos ao longo do percurso investigativo, evidenciando as metodologias ativas. O produto educacional, resultado desta pesquisa, foi um site, intitulado “Sala De Aula Invertida: uma metodologia ativa e sua aplicabilidade na EPT através de recursos digitais”. O site foi avaliado por um grupo de professores da EPT, através de um questionário na qual avaliou-se o aspecto visual, conteúdo, estrutura e relevância. A partir da pesquisa e do produto educacional desenvolvido, foi possível verificar que a metodologia da Sala de Aula Invertida com o uso das TDIC’s foi bem aceita pelos participantes da pesquisa. Verificou-se ainda, que o site atingiu seu objetivo –, de contribuir como instrumento de apoio, trazendo informações que possibilitaram auxiliar no planejamento da ação docente dos professores da EPT. A pesquisa constatou que as metodologias ativas corroboraram para deixar o ensino mais interessante e desafiador, de forma a gerar maior engajamento no aluno e contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes, como a comunicação, autonomia, criatividade, tomada de decisões, raciocínio lógico, dentre outras. This study is part of the research for the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education of the Graduate Program in Professional and Technological Education - PROFEPT - of the Federal Institute of Rio Grande do Sul, Porto Alegre Campus, in the line of research of Educational Practices in Professional and Technological Education. The study aims to meet Macro Project 1 - Methodological proposals and teaching resources in formal and non-formal teaching spaces in Professional and Technological Education (EPT). The changes imposed on Brazil and the world with the emergence of the COVID-19 pandemic has drastically altered the routine of societies at a global level. Education has also undergone changes that have forced the design of structured reality. This has meant an emergency reinvention of teaching methods and practice through information and communication technologies (ICTs). The guiding question of this research is about remote learning: challenges and possibilities in EFA teaching practices. To this end, we used the methodological procedure of a systematic literature review, with a qualitative approach, of an applied nature. Through the literature review, it was possible to reflect on the adversities encountered during remote teaching and the need to reorganize pedagogical practice. This work aims to analyze the use of active methodologies mediated by digital technologies in pedagogical practices. It also seeks to identify the possibilities that remote teaching has brought to EFA teaching practices. As a result of the research, an educational product was created, which aims to be a research tool to be applied in EFA teaching practices. The idealized educational product took into account the theme of the research and its developments along the investigative path, highlighting active methodologies. The educational product resulting from this research was a website entitled "Inverted Classroom: an active methodology and its applicability in EFA through digital resources". The site was evaluated by a group of EFA teachers using a questionnaire which assessed the visual aspect, content, structure and relevance. Based on the research and the educational product developed, it was possible to verify that the Inverted Classroom methodology with the use of ICT was well accepted by the research participants. It was also found that the site achieved its objective - to contribute as a support tool, providing information that helped EFA teachers plan their teaching activities. The research found that active methodologies helped make teaching more interesting and challenging, generating greater student engagement and contributing to the development of important skills, such as communication, |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1031 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891031.pdf | 4.807Mb |
View/ |
Texto completo |