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O ensino de robótica na educação básica é uma ferramenta que possui o potencial para auxiliar no desenvolvimento de competências relevantes dos estudantes para a sociedade. Para que seja efetivo, é importante que se considere a forma com a qual estes conceitos são apresentados aos alunos. O projeto Smart Motors, da universidade norte-americana Tufts, visa introduzir conceitos de robótica de forma criativa, trazendo uma abordagem alinhada com alunos da educação básica. O Smart Motors é um motor "treinável", que aprende a se movimentar de acordo com parâmetros definidos pelo aluno, sem a necessidade de programação. O projeto desenvolvido nesta universidade possui custo elevado, quando se consideram as escolas brasileiras. O IFRS-Poa vem criando alternativas financeiramente mais viáveis e que agreguem novas funcionalidades ao projeto. Dentre os diferentes desafios, têm-se o de armazenar os parâmetros de forma permanente, permitindo o desligamento do equipamento e manutenção destes dados. O objetivo da pesquisa foi o desenvolvimento de uma solução utilizando a placa controladora de baixo custo NodeMCU que facilitasse o compartilhamento dos parâmetros definidos pelo aluno e seu armazenamento na nuvem. Como resultado foi realizada a integração da placa com sistemas que permitem tanto a escrita quanto a leitura da nuvem dos parâmetros definidos pelos usuários. |
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