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Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico acerca do tema inclusão no Ensino de Ciências e Matemática (ECM), enquanto subárea de pesquisa da grande área multidisciplinar de Ensino. Para tal, realizamos um mapeamento de artigos científicos que englobam várias problemáticas sobre estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no âmbito desta subárea de pesquisa. Isto posto, examinamos, em acervos digitais, todo o material publicado na última década (2008 - 2017) em 16 periódicos nacionais e internacionais - extratos A1, A2 ou B1 da área de Ensino, segundo classificação da CAPES 2015 e nas atas dos últimos cinco Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Realizamos uma caracterização da produção acadêmica de acordo com a área específica do conhecimento (Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática), o tipo de NEE (cognitiva, auditiva, visual, motora, etc.) e as intervenções didáticas realizadas. Da totalidade de 5453 artigos publicados nos anos analisados, apenas 73 artigos trouxeram a temática do trabalho. Com relação as intervenções didáticas encontramos 41 artigos contendo intervenções, porém 76% destas são extraclasse (31 intervenções), e apenas 24% (dez intervenções) apresentam mediações em turmas de ensino regular. De modo geral, a revisão bibliográfica realizada foi importante para constatar que não se dispõe de um estudo bibliográfico completo, que há uma carência no quesito formação para os professores e que o tema inclusão ainda é relativamente incipiente nas pesquisas em ECM. |
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